CINCO ANOS APÓS O REGRESSO DOS CINCO HERÓIS

Era 17 de Dezembro de 2014.o povo inteiro, que lutava e exigia o seu regresso, tornou-se uma testemunha de que a previsão do Comandante Fidel de Castro foi cumprida. Os Cinco, todos, já estavam .na sua Pátria.

Foto: Estudio Revolución

Foi um dia de festas e choros. muito difíceis de conter perante tanta emoção. A televisão registou cada momento, desde que o avião que trazia Gerardo, Antonio e Ramón se aproximou do terminal do Aeroporto José Martí, em Havana, até que a porta se abriu e Gerardo assomou na escada, depois Antonio e finalmente Ramón. Como esquecer os abraços dos heróis com os seus parentes! O abraço empolgado de Raul que os esperava em nome de Fidel e de todo o povo.

Os Cinco, cumprindo o seu dever para com a Pátria, sabiam que todo o povo. queria abraçá-los, que as crianças se apressariam em beijá-los, que os jovens se sentiriam mais comprometidos com o seu exemplo.

Os Cinco Heróis souberam cumprir com dignidade aquelas sentenças longas e injustas mas sempre tiveram a certeza de que, apenas a 140 quilómetros, havia um país todo mobilizado para exigir o seu regresso e um líder que, com a convicção e a segurança de sempre, tinha expressado: «.voltaran».

A batalha pelo regresso dos Cinco, além de se ornar numa onda de solidariedade de todo o povo cubano, desencadeou um forte e impressionante movimento de solidariedade internacional, de povos de todo o mundo incluindo dos Estados Unidos da América.

VALE SEMPRE A PENA LUTAR!

CUBA VENCERÁ!