Camilo vive e triunfa com seu povo

Oferendas florais do general-de-exército Raúl Castro, primeiro secretário do Partido e do povo de Cuba foram depositadas em Yaguajay. Declarado Monumento Nacional o Complexo Histórico em memória do Senhor da Vanguarda

Autor: Susana Antón | internet@granma.cu

Autor: Juan Antonio Borrego | internet@granma.cu

Outubro, 2019

Foto: Endrys Correa Vaillant

«Que a Revolução ainda está viva e que o seu povo nunca assuma a palavra rendição é a melhor homenagem que podemos fazer ao Senhor da Vanguarda, disse em 28 de Outubro Susely Morfa, primeira secretária do Comité Nacional da União dos Jovens Comunistas (UJC), no acto do 60º aniversário do desaparecimento físico de Camilo Cienfuegos, realizado na capital.

«Camilo derrotou a morte e os anos para permanecer indelével em nossa memória, como ele era em sua vida como revolucionário, então seu exemplo e seu nome glorioso foram razões para criar nossas escolas», disse Claudia Alfonso Torres, uma aluna do terceiro ano da Escola Militar Camilo Cienfuegos, do município de La Lisa, na capital.

«Para os camilitos e para os jovens cubanos, ele representa um guia insubstituível na formação de um homem integral e consagrado, qualidades que nos convocam a sermos melhores revolucionários», acrescentou. O herói de Yaguajay está presente naqueles que hoje na Ilha contribuem para a construção do bem de todos e, com a seiva do sangue dos mortos na luta, uma Cuba digna de sua história», afirmou a jovem.

Carregando a bandeira que guia o caminho até ao mar, em peregrinação até o muro da beira-mar de Havana, os Camilitos, junto ao povo, marcharam com flores nas mãos, orgulhosos de levar no ombro esquerdo o símbolo de sua escola, e nas dragonas, guiando os anos de estudos e no coração como um exemplo imperecível.

A cerimónia foi presidida pelos membros do Bureau Político do Partido general-de-corpo de-exército, Álvaro López Miera, primeiro vice-ministro, chefe do Estado Maior das Forças Armadas Revolucionárias; e Ulises Guilarte de Nacimiento, secretário-geral da Central dos Trabalhadores de Cuba; além de Víctor Gaute López, membro do secretariado do Comité Central do Partido e chefe do seu Departamento Ideológico; além das autoridades do partido e do governo em Havana.