Produzir eficientemente em cada centímetro de terra

Durante a sua visita à província de Artemisa, José Ramón Machado Ventura, segundo secretário do Comitê Central, falou com camponeses e administradores do território

Autor: Adianez Fernández Izquierdo | internet@granma.cu

Agosto 2019

Machado Ventura insistiu na necessidade de uma boa atenção cultural às culturas. Photo: Otoniel Márquez

ARTEMISA.— Semear cada pedaço de terra fértil com óptima preparação do solo, boas sementes e atenção cultural precisa deve ser uma premissa para os produtores da província de Artemisa, tal como afirmou José Ramón Machado Ventura, segundo secretário do Comitê Central do Partido, num intercâmbio com camponeses e gerentes do território.

No município de Güira de Melena, onde a visita começou, Machado Ventura também insistiu na necessidade de usar meios biológicos para o controle de ervas e pragas, pois a situação financeira do país e o cerco econômico de ferro ao que nos submete o governo dos Estados Unidos impedem a compra de pesticidas no exterior.

Durante sua visita ao Centro de Reprodução de Entomófagos e Entomopatógenicos (CREE) naquela cidade, conheceu sobre a aceitação cada vez maior que esses controladores biológicos têm no município, o que economiza muito para o país. Lá, José Alfredo Ramos, fitossanitário, destacou o fato de que hoje em Güira de Melena, 5,2 quilos de meios biológicos são usados ​​para cada quilo de pesticidas, e continuam a desenvolver-se, mesmo com uma visão de exportação.

Na cooperativa de produção agrícola (CPA) Héroes de Yaguajay, de Alquízar, elogiou os plantios de mandioca, mamão e batata-doce, esta última muito bem conseguida e sem erva, devido à boa atenção cultural e ao uso eficiente dos poucos produtos químicos de que dispõem.

Em cada espaço ele lembrou o que é desperdiçado na alimentação animal, uma vez que as possibilidades oferecidas, por exemplo, pela mandioca, que possui propriedades proteicas, que actualmente são descartadas, não são utilizadas.

Da mesma forma, investigou os baixos rendimentos do milho, um alimento para o qual Cuba importa grandes recursos financeiros, que poderiam ser consideravelmente reduzidos se cada produtor atender bem as plantações daquela cultura, desde a preparação do solo, selecção de sementes e aplicação correcta do quadro de semeadura.

A mini indústria de La Caprichosa foi outro ponto do percurso. Lá, Machado Ventura insistiu em buscar alternativas para os recipientes, porque os plásticos nem sempre estão ao alcance, além de diversificar as produções e os mercados.

Machado Ventura estava acompanhado por Gladys Martínez Verdecia, membro do Comité Central e primeira secretária do Partido na província; executivos da Administração Provincial e dos comités municipais do Partido e da Agricultura em cada localidade visitada.