Santa Clara às portas de uma festa de aniversário especial

Um intenso programa de actividades acontece nesta cidade para celebrar o 330º aniversário da sua fundação, que será celebrado em 15 de Julho, data em que famílias de remediação chegaram a esta terra em 1689 com o propósito de fundar o que todos chamam agora de Cidade de Marta Abreu e Che.

Autor: Freddy Pérez Cabrera | internet@granma.cu

Julho de 2019

Foto: Cortesia do autor

A cidade está decorada para receber o seu 330º aniversário

Para as alterações na sua imagem, com obras construtivas e reabilitação de lugares emblemáticos do seu centro histórico e outras áreas – que incluíram a pintura de fachadas, a reparação das principais artérias e a execução de novas obras para o usufruto das pessoas, acções culturais, desportivas e históricas foram criadas.

Entre as opções estão o desenvolvimento do Caravan 330 Anniversary, uma proposta artística que se estende aos principais conselhos populares do município, além de comemorar a primeira temporada do Coral Chora Santa Clara, à qual a professora Digna Guerra, coros de Matanzas, Cienfuegos e Sancti Spíritus, os cantores Cláudio Monteverdi e representantes da música coral em Villa Clara, entre outros.

Haverá também homenagens a figuras de renome da cidade, como Ramón Silverio Gómez, fundador e director de El Mejunje; entrega de decorações para colaboração cultural com a cidade, apresentações de livros alegóricos à cidade e uma estampa especial que o suplemento humorístico Melaíto dedicou ao 330 aniversário.

Na ocasião do dia do nome, também será inaugurada a exposição pessoal Santa Clara: Vivir, bailar, do fotógrafo Gabriel Dávalos, e o XII Exuberarte Artisan Fashion Festival.

No dia 15 de julho, o dia comemorativo do aniversário de 330 começará às 6:00 da manhã com a tradicional Diana Mambisa em diferentes lugares da cidade, seguido da recepção dos Remédios na Puente de la Cruz e da festa de gala do Encuentro. com História no El Carmen Park, o local fundador da cidade.

Naquele dia, não vai perder a homenagem de Santaclareño pessoas para Marta Abreu de Estévez, o Benfeitor da cidade e da sessão solene da Assembleia Municipal do Poder Popular, o plantio tradicional de tamarindo em Loma del Capiro e entrega do prémio literário Fundação da cidade.

Julho, 2019