Grandes prémios para nossa cultura

O cantor e compositor Sílvio Rodríguez, fundador do Movimento da Nova Trova, acaba de ganhar a Medalha de Ouro do Festival Internacional de Música e Dança de Úbeda, na Espanha. Da mesma forma, o primeiro dançarino cubano Carlos Acosta foi premiado com o British Critics ‘Circle Award pelos seus serviços às artes em 2018.

Autor:Ricardo Alonso Venereo/venereo@granma.cu

Sílvio Rodrigues

A cultura cubana tem sido reconhecida no mundo, com poucos dias de diferença entre eles, com importantes prémios para o trabalho profissional e humano de dois de seus filhos. Destacam-se o cantor e compositor Sílvio Rodríguez, fundador do Movimento da Nova Trova, que acaba de ganhar a Medalha de Ouro do Festival Internacional de Música e Dança de Úbeda, na Espanha; e o primeiro dançarino cubano Carlos Acosta, que foi agraciado com o Prémio do Círculo de Críticos Britânicos pelos seus serviços às Artes em 2018.

A medalha entregue a Sílvio foi também recebida por figuras, como Alicia Alonso e outros proeminentes artistas e intelectuais, e é a maior homenagem concedida por este importante evento. Ao recebê-lo, o autor de obras, como Unicornio e Ojalá, agradeceu o gesto e afirmou que nunca imaginou que um dia receberia tão grande honra dos seus organizadores.

Carlos Costa

O prémio dado a Carlos Acosta faz dele o terceiro bailarino a conquistar a alta distinção da cena britânica, conquistada apenas anteriormente pela bailarina Alicia Markova em 2000 e o coreógrafo Matthew Bourne em 2016. Carlos, também director da companhia de dança Acosta Danza, ao receber o alto reconhecimento, disse que ficou impressionado com a homenagem e agradeceu aos críticos de Londres pelo apoio oferecido à sua carreira. «Hoje sinto-me muito pequeno», confessou.

Ambas as figuras são referências da cultura cubana e orgulho do nosso país.