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Raúl e Díaz-Canel inauguram, em Santiago de Cuba, escola para crianças com deficiências físicas e motoras Amizade Cuba-Vietname

Falando em nome dos pais, Aylin Torres disse que, se, na tentativa de aplicar o Capítulo III da Lei Helms-Burton, alguém pensa em lhes tirar este edifício, belo e nobre, vai ter que os enfrentar, aos próprios estudantes, aos professores e outros trabalhadores que irão defendê-lo de forma consistente.

 

Autor:Redação Digitalinformacion@granma.cu

 

O primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, e o presidente Miguel Díaz-Canel inauguraram a 23 de Abril, em Santiago de Cuba, a escola para crianças com deficiências físico-motoras Amizade Cuba-Vietname, um sonho do líder histórico da Revolução Fidel Castro.

Falando em nome dos pais, Aylin Torres disse que, se, na tentativa de aplicar o Capítulo III da Lei Helms-Burton, alguém pensa tirar-lhes este belo e nobre edifício, vão ter que os enfrentar, aos próprios estudantes, aos professores e outros trabalhadores que irão defendê-lo, de forma consistente.

A escola está localizada numa residência de estilo ecléctico, Villa Elvira, adquirida por Emilio Bacardí Moreau (1844-1922), para que a sua esposa pudesse descansar e recuperar, na antiga fazenda El Coral, na zona suburbana de Cuabitas, na estrada a Boniato.

Talvez pela atmosfera campestre, inspirada pelas mangueiras floridas, as altas palmeiras e as colinas no fundo, combinado com o zelo dos artistas na decoração de edifícios e jardins, incluindo um grande chafariz central, os quartos acolhedores e salões de jogo, e, em primeiro lugar por ter um colectivo tão especial, a alegria é, sem dúvida, visível.

«Eu acho que é um sucesso», observa a doutora Triana Mederos, cuja vida profissional tem sido associada a este ensinamento e hoje serve como directora nacional de Educação Especial, do ministério da Educação, «porque são alunos com deficiência físico-motora, e estes primeiros 67, vindos das províncias de Las Tunas, Holguín, Granma, Guantánamo e Santiago de Cuba parecem estar nas suas casas e fazer vários cursos aqui».

«Como é fácil de apreciar» — precisa — «para ter tais centros como este é necessário muito esforço e recursos por parte do Estado e, embora o objetivo principal seja a reabilitação física, psicológica e pedagógica das crianças, longe de serem escolas obrigatórias exigem a vontade e o envolvimento próximo dos pais».

«Para isso existem programas e estratégias concebidas com base na vasta experiência dos nossos professores, o diagnóstico preciso e o tratamento de especialistas da Saúde Pública, o Ministério do Trabalho e da Previdência Social, a Associação Cubana de Pessoas com Limitações Físicas-Motoras (ACLIFIM) e decisivamente essa integração dos pais e da família».

Para transformar a instalação, que até então era uma escola semi-interna, o investimento ascendeu a cerca de 3,5 milhões de pesos no final de Novembro e incluiu a renovação geral da elegante mansão Villa Elvira, no comando da Fundação Caguayo, a construção de um bloco de salas de aulas, a adaptação de salas de aula, quartos, banheiros e refeitório, às características dos alunos.

Ydiobis Rodríguez Magdariaga, director da escola, acrescenta que para a atenção dos 74 alunos internos e 46 alunos semi-internos (os últimos da cidade de Santiago de Cuba), tem 32 professores directamente na frente da sala de aula e outros 23 entre assistentes de ensino e bibliotecários especializados neste ensino.

O trânsito compreende dos cinco aos 15 anos de educação primária e secundária, de acordo com os programas nacionais de educação; serviços de reabilitação física por meio da equipe multidisciplinar de Saúde Colectiva, capacitada com os recursos necessários, e atendimento especializado de terapia ocupacional.

A escola tem dez salas de aula, laboratórios, uma sala de informática, três áreas de lazer, assistência médica 24 horas por dia no consultório médico, salas de enfermagem e observação, além de salas de odontologia, electroterapia e terapia magnética e academia de ginástica.

Tanto naquelas acções construtivas, como no conforto dos quartos e nas condições da oficina de artesanato, confecção e reparação de cadeiras de rodas pelos próprios alunos, o parque bio-sustentável, um campo desportivo, a lavandaria e unidades administrativas e de ensino, a responsável do investimento, Ileana Quintana Coca reconhece a intervenção da Empresa Provincial de Atenção e Serviço à Educação.

 

DEVE SABER QUE:

– Cerca de 34.000 crianças, adolescentes e jovens estão matriculados em escolas especiais.

– Quase 12.000 professores ministram os conteúdos.

– A escolarização nessas instituições não é obrigatória. Os pais decidem se querem que seu filho ou filha estude no ensino especial ou no ensino regular.

– Se este último caso ocorrer, os programas de atenção e estudo são garantidos.

– Um total de 202 centros de diagnóstico e orientação operam em todas as províncias, pelo menos um em cada município, para aconselhar a família na determinação do contexto que mais favorece o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

– São equipes multidisciplinares compostas por pedagogos, psico-pedagogos, psicólogos, fono-audiólogos, assistentes sociais e psicometristas.

– O Mined mantém uma relação estreita com o Ministério da Saúde Pública para casos que requerem atenção nas instalações hospitalares.

 

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