Skip to content Skip to footer

Ano Novo, casas renovadas

Recuperadas mais de 80% das casas danificadas pelos fenómenos meteorológicos Irma e Alberto em Villa Clara. Enquanto isso, em Cienfuegos, atribuem prédio multifamiliar para antigos moradores de uma cidadela.

Autor: Julio Martínez Molina | internet@granma.cu
Janeiro de 2019

Um total de 43,116 casas, de mais de 54 235 que foram danificados por eventos do Irma e Alberto, foram recuperadas em Villa Clara, no final do ano passado, o que é uma verdadeira acção, considerando a magnitude dos danos.
Segundo as precisões de Alberto López Díaz, presidente do governo na província, estes números representam uma conquista inquestionável, é o resultado do esforço da província e do país, que, atendendo às fortes limitações económicas, alocaram recursos consideráveis para esse fim.

O gestor da empreitada afirmou que o número de tectos parciais reparados excedeu 96%, e o número de tectos totais ascenderam 95%, enquanto se aguarda a solução de cobertura para os edifícios multifamiliares, os quais não excedem 23%, devido à falta de cobertores de impermeabilização.
Como parte da política de favorecimento dos mais necessitados do país, foram concedidas mais de 600 bolsas a indivíduos com baixos rendimentos, com o objectivo de que empreendam uma acção construtiva nas suas casas, disse o primeiro-ministro em Villa Clara, acrescentndo que, no ano anterior, foi aprovado um valor superior a 64 milhões de pesos para materializar esse objectivo.
Da mesma forma, houve progresso na reabilitação de salas, recebendo benefícios a maior parte do que está projectado no plano de 2018, estando o restante aguardar devido à falta de elementos de carpintaria.
Para o corrente ano espera-se o desenvolvimento da produção local de materiais de construção, um elemento vital na solução do problema habitacional, disse o responsável, que destacou o trabalho da Mecânica de Planta na execução de moldes e moinhos, bem como a abertura de novas pedreiras agregadas, entre outras opções.
Em relação ao Programa Investidor Habitacional, ele declarou que Villa Clara também se junta a esse projecto de âmbito nacional e que, das 1.016 casas planeadas, mais de 600 casas foram concluídas, a cargo do sector estatal e de outras agências.

Entregam em Cienfuegos edifício multifamiliar para velhos residentes de uma cidadela
O terceiro edifício multifamiliar é entregue em Cienfuegos antigos habitantes de cidadelas, respondendo às exigências de uma política governamental que visa o realojamento em edifícios deste tipo.
No recém construído Edifício 21, do popular conselho urbano de Junco Sur, as famílias que anteriormente viviam em condições precárias.
Eduardo Coll, presidente do Governo no município de Cienfuegos, ressalvou que, contando com aqueles que acabaram de receber as chaves, há 57 famílias que recebem novos apartamentos, equipados com todo o conforto.
Curador de Cienfuegos, Ira Millan, argumentou que o Edifício 21 albergou cidadãos da Suíça e da Flórida que viviam em fortalezas num estado de decadência óbvio, obsoleto, incorporado em edifícios de séculos passados.
A presidente da Assembleia Provincial de Poder Popular, Mayrelis Pernía, disse que progressivamente esta nobre iniciativa continuará aumentar.
Cecilia Hidalgo, vizinha do prédio recém-entregue, disse que a casa é o maior evento que já aconteceu na vida e que está grata, tanto à Revolução, quanto aos líderes da província, que mostraram especial interesse no seu caso.

Leave a comment