Venezuela rompe bloqueio com novas alianças

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou que o governo do seu país está conseguindo furar o bloqueio económico imposto pelos Estados Unidos através de novas alianças económicas com países como a China, Rússia, Índia, Turquia, a cooperação Sul-Sul e a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).

“Rompemos o bloqueio com uma inteligência e com uma visão estratégica, não vamos permitir que se imponha a visão unilateral, unipolar dos Estados Unidos”

Jorge Arreaza, mencionou a aliança que mantém com as 120 nações que formam o Movimento de Países Não Alinhados (Mnoal), cuja presidência temporária é ocupada pela Venezuela.

Arreaza  referiu-se à diversificação da política externa conseguida pelo líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez, e pelo presidente da República, Nicolás Maduro, quando foi ministror, a qual foi fundamental para enfrentar os constantes ataques internacionais contra a Venezuela.

“Só seremos verdadeiramente independentes, não só na América Latina, na África, Ásia, se cooperarmos verdadeiramente entre nós, se verdadeiramente gerarmos mecanismos nos setores económico, político, no âmbito multilateral e conseguirmos enfrentar, de maneira respeitosa, manifestou.

Sobre a saída da Venezuela da Organização dos Estados Americanos (OEA), decisão tomada o ano passado pelo presidente Maduro, afirmou que foi um passo necessário para a defesa da soberania nacional.

“É uma decisão valente, corajosa do presidente Nicolás Maduro num momento em que o imperialismo pretende reativar, reviver estes tipos de organizações destinados ao fracasso, que estão recebendo novo influxo de grandes interesses imperialistas, nesta fase Trump, nesta fase do imperialismo sem máscaras, do imperialismo grotesco”, disse.

Fonte – Prensa Latina