Skip to content Skip to footer

Parlamento cubano elege Conselho de Estado e o Presidente do País

A Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (Parlamento) elege hoje na sessão constitutiva de sua IX Legislatura o presidente do país e demais membros do Conselho de Estado.

Os 605 parlamentares eleitos no dia 11 de março por mais de sete milhões de cubanos mediante voto secreto e direto, elegerão entre eles os que integrarão o Conselho.

Do sufrágio sairá o presidente – que é chefe de Estado e de Governo -, o primeiro vice-presidente, os cinco vice-presidentes, o secretário e os outros 23 membros do Conselho de Estado, o qual representa a Assembleia Nacional entre seus dois períodos ordinários anuais de sessões.

Constituída por organizações sociais, de trabalhadores, estudantes, mulheres e camponeses, a Comissão Nacional de Candidatura apresenta ao plenário a sua proposta para integrar o órgão composto por 31 deputados.

Os resultados desta votação serão divulgadas amanhã, na continuação da reunião dos parlamentares.

Os deputados elegerão previamente nesta quarta-feira a presidência do Parlamento para os próximos cinco anos, duração de cada legislatura, de acordo com o estabelecido na Constituição vigente em Cuba desde 1976.

A posse da IX Legislatura da Assembleia Nacional ocorre no contexto do aniversário 57 da vitória de Cuba sobre uma brigada contrarrevolucionária, armada, e treinada pelos Estados Unidos.

Os mercenários chegaram à ilha caribenha por Ciénaga de Zapata – província ocidental de Matanzas – na madrugada do dia 17 de abril de 1961.

Dirigidos pelo líder histórico da Revolução cubana Fidel Castro, o exército e o povo cubano derrotaram os invasores que se renderam em Praia Girón ao entardecer do dia 19 de abril, menos de 72 horas após o ataque.

Esta vitória de Cuba representou a primeira grande derrota do imperialismo norte americano na América Latina.

 

 

Leave a comment