Esteban Lazo eleito presidente do Parlamento cubano

CUBA, 18 de abril de 2018. – A Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (Parlamento) ratificou hoje, por unanimidade, o deputado Esteban Lazo como presidente desse órgão para a IX Legislativa.

Lazo é membro do Politburo do Partido Comunista de Cuba, deputado desde 1981 e também presidiu a Assembleia Nacional do Poder Popular na VIII Legislatura (2013-2018).

Por meio de voto direto e secreto, os parlamentares também ratificaram Ana María Mari Machado como vice-presidente e Miriam Brito para o cargo de secretária, a qual ocupou essas responsabilidades no período anterior.

O sufrágio para definir os lugares da Assembleia, órgão supremo do poder do Estado em Cuba, ocorreu após a sua instalação no Centro de Convenções de Havana onde se irão realizar as sessões nos próximos cinco anos.

Um total de 605 deputados compõem o Parlamento representando os diferentes setores da sociedade, 338 assumem o assento pela primeira vez, enquanto 148 possuem um único mandato.

A nova Assembleia Nacional foi constituída com uma grande presença de mulheres (53,2 por cento), negros e mestiços (40,5), com menos de 35 anos (13,2) e diplomados universitários (86). A Idade média é de 49 anos.

Neste dia, os parlamentares também escolherão os 31 membros do Conselho de Estado, o órgão que representa a Assembleia entre as duas sessões anuais regulares.

O presidente – que é chefe de Estado e de governo -, o primeiro vice-presidente, os cinco vice-presidentes, o secretário e os outros 23 membros do Conselho surgirão do sufrágio direto e secreto.

Os resultados da votação para eleger o Conselho de Estado serão anunciados amanhã.