COMEMORAÇÃO DO 40ºANIVERSÁRIO DAS TROPAS DE PREVENÇÃO (BOINAS VERMELHAS)

Foto: estúdio Revolution

As Tropas de Prevenção das F.A.R. (Forças Armadas Revolucionárias) foram criadas, em 11 de Setembro de 1981, por iniciativa do General de Exército Raúl Castro.

Na homenagem, na passagem do 40º aniversário, as Tropas de Prevenção foram distinguidas com a atribuição da réplica do machete do General António Maceo.

Na carta de felicitações Raúl Castro afirma: “nestes tempos de pandemia e de incremento de acções hostis que desenvolvem os inimigos da Revolução, as Tropas de Prevenção, em conjunto com o Ministério do Interior, têm desempenhado um importante papel na protecção do Povo e na tranquilidade cidadã”.

Na sua intervenção, o Coronel Omar Nogueira Suárez, segundo comandante da organização, fez referência à participação das T.de P. em missões especiais das quais destacou a trasladação dos restos mortais da Operação Tributo (1) e, anos depois, dos restos mortais de Che Guevara e dos seus companheiros para Santa Clara.

Entre as suas missões mais honrosas destacou a participação na Caravana da Liberdade que transportou as cinzas do Comandante en Chefe Fidel de Castro para o Cemitério de Santa Efigénia, em Santiago de Cuba.

Por último, referiu a participação dos militares das Tropas de Prevenção na produção de alimentos, na construção de obras sociais e noutras tarefas de impacto no desenvolvimento do País.

Fonte: Granma

(1)Foi chamada Operação Triunfo à trasladação  dos 2.300 internacionalistas cubanos mortos em combate em Angola e que integraram a Operação Carlota, o que permitiu assegurar a independência daquele país, face aos ataques conduzidos pela CIA e pela invasão do território pelo exército da África do Sul.