Rússia reforçará a cooperação com Cuba frente ao bloqueio

Rússia tomará medidas adicionais para apoiar Cuba, particularmente proporcionando novas linhas de crédito, destinadas à associação estratégica que Havana e Moscou mantêm numa ampla gama de áreas, destacou o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Serguéi Shoigú.

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Serguéi Shoigú, afirmou que o seu país tomará medidas adicionais para apoiar Cuba, a fim de que Havana supere as consequências do bloqueio económico estado-unidense.

Num encontro com o Ministro Cubano do Interior, general-de-divisão Lázaro Alberto Álvarez Casas, à margem da cimeira de altos representantes de segurança dos países dos BRICS, o funcionário russo assegurou que Moscovo aposta em reforçar os vínculos em diversas áreas para apoiar a nação caribenha frente ao assédio que por mais de 60 anos é imposto por Washington.

«Estamos dispostos a aumentar a cooperação entre os conselhos de segurança, os serviços de inteligência e os organismos responsáveis por fazer cumprir a lei. Prestamos especial atenção à cooperação comercial, económica e de investimentos, inclusive no marco de uma comissão intergovernamental bilateral especializada», afirmou Shoigú.

«A Rússia tomará medidas adicionais para apoiar Cuba, particularmente proporcionando novas linhas de crédito, integradas na associação estratégica que Havana e Moscovo mantêm numa ampla gama de áreas», destacou Shoigú.

Destacou que a Ilha do Caribe representa um dos amigos mais antigos do gigante euro-asiático e demonstrou o valor das relações até nos momentos mais complexos.

«Cuba é um dos aliados mais próximos da Rússia na América Latina. Temos relações duradouras, sólidas e testadas no tempo, que remontam aos tempos da União Soviética», lembrou o Secretário do Conselho de Segurança russo.

A São Petersburgo chegou uma delegação cubana, convidada a participar até ao próximo dia 12 de setembro na reunião dos BRICS de altos cargos de segurança, na qual os presentes analisam temas relevantes para a segurança nacional, regional e internacional, bem como as diretrizes mais promissórias da cooperação neste âmbito.