O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, democrata, prorrogou por mais um ano a Lei do Comércio com o Inimigo, regulamento de 1917 sob o qual foi imposto o bloqueio a Cuba, considerado hoje o mais longo da história.
“Determino que a continuação do exercício destas autoridades em relação a Cuba durante um ano é do interesse nacional dos Estados Unidos”, disse Biden no breve memorando enviado ao Departamento do Tesouro, publicado no Federal Register.
O texto sublinhava que “portanto, de acordo com a autoridade que me é conferida pelo artigo 101 (b) da Lei Pública 95-223, continua por um ano, até 14 de setembro de 2025, o exercício dessas autoridades com relação a Cuba”. conforme implementado nos Regulamentos de Controle de Ativos Cubanos, 31 CFR Parte 515.”
A Lei de Comércio com o Inimigo, promulgada durante o mandato do presidente Woodrow Wilson (1913-1921), durante o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), autoriza o governo no poder em Washington a restringir atividades comerciais com qualquer nação que se qualifique adversário.
Com base nesta legislação, em 3 de Fevereiro de 1962, o Presidente Democrata John F. Kennedy emitiu a Ordem Executiva 3447, que iniciou oficialmente um bloqueio económico, comercial e financeiro que sobreviveu a 11 presidentes da Casa Branca.
A prorrogação de Biden na aplicação desta lei em relação a Cuba expirará em 14 de setembro de 2025.
O imperialismo norte-americano recrudesce a guerra não convencional contra o povo cubano mas CUBA VENCERÁ!