Skip to content Skip to footer

Chanceler de Cuba destaca recuperação do turismo nas Grandes Antilhas

Bruno Rodríguez Parrilla destacou que o turismo cubano é valorizado pelo reconhecido património histórico-cultural da Ilha, bem como pelos valores do seu povo e pela tranquilidade cidadã que se desfruta diariamente.

 A chegada do cruzeiro britânico Marella Explorer 2 ao porto de Havana mostra a recuperação do turismo em Cuba, afirmou o membro do Bureau Político do Partido e Ministro das Relações Exteriores da Ilha, Bruno Rodríguez Parrilla.

Recentemente, a conta do Governo cubano na rede social informou que Cuba recebeu 2.436.980 visitantes em 2023, o que representa 70% do plano.

No entanto, registaram-se mais 800 mil visitantes do que no ano anterior, o que mostra que o turismo no país está a recuperar progressivamente.

O turismo em Cuba continua num processo de recuperação iniciado em 2023, graças ao esforço de gestores e colaboradores através de campanhas para promover os benefícios do país.

Os elementos mais esperançosos são fornecidos pelo professor e pesquisador cubano José Luis Perelló, que nos seus relatórios indicou que o país recebeu 2,1 milhões de visitantes internacionais até o final de novembro passado, 36,7% a mais que no mesmo período de 2022 (inicialmente as autoridades previram 3,5 milhões e depois baixaram para 2,5).

Perelló, em entrevista à Prensa Latina, destacou que o setor continua a enfrentar uma das crises mais profundas dos últimos 20 anos diante da concorrência de destinos próximos que apresentam indicadores de recuperação significativos.