Skip to content Skip to footer

Um encontro familiar com a história de Fidel e Raul

Na casa de seus antepassados, Mariela Castro Espín leu uma mensagem enviada por seu pai, o general-de-exército Raúl Castro Ruz: «É com profunda gratidão que recebi o convite feito ao governo cubano e à minha família para assistir à inauguração, após árduos trabalhos de restauração por parte de amigos de Cuba e autoridades locais, da antiga casa de meu pai, Casa Láncara, e dedicá-la como museu à emigração galega».

 

Foto: La voz de Galicia

 

No dia 28 de julho, 30 anos após a visita do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, à casa onde seu pai, Ángel Castro, nasceu na cidade espanhola de Láncara, vários de seus parentes voltaram àquele local simbólico para inaugurar o lugar como museu e centro de interpretação da emigração galega.

«Lembro-me da visita de Fidel, em 1992, e a minha, em 2005, à antiga casa da família, cuja entrada tem uma placa que lembra Ángel como o galego que emigrou para Cuba, onde plantou árvores que ainda hoje florescem”.

«Estou satisfeito que o destino dado à casa daquele generoso e nobre galego com o sobrenome Castro, como Fidel o descreveu, serve para prestar homenagem aos filhos da Galiza que atravessaram o Atlântico e seus descendentes», conclui o texto.

Segundo La Voz de Galicia, o evento também contou com a presença de Emma Castro, irmã dos líderes revolucionários cubanos, outros membros da família e o embaixador da Ilha em Espanha, Marcelino Medina González, que chegou à prefeitura de Láncara para assinar o livro de honra.

Emma, irmã de Fidel e Raúl, disse com emoção que não esquece metade de seu sangue galego.

A cerimónia incluiu a transferência da comitiva para a antiga escola em Láncara, agora convertida num centro social que abriga uma exposição sobre a emigração.

Fidel Castro visita o local de nascimento de seu pai em Láncara, na Galiza. 

 

 Visita de Fidel Castro à Espanha em julho de 1992 – Casa onde nasceu Angel Castro, pai de Fidel Castro, em Láncara, Galiza, Espanha FotoLiborio Noval

 

Fonte: Granma