Convidado pela Comissão Europeia, o Ministro da Cultura de Cuba, Abel Prieto Jiménez, deu hoje uma palestra no encontro ” O património cultural e a criatividade através das lentes das mulheres “, que se realizou em Bruxelas, nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento.
No fórum, que compartilhou com o Diretor Geral de Cooperação Internacional e Desenvolvimento da União Europeia, Stefano Manservisi; o Subdiretor-Geral da UNESCO para Assuntos Africanos, Edouard Matoko e a cantora belga de origem congolesa Marie Daulne, entre outros, o tema principal referia-se ao processo de integração da sociedade das mulheres cubanas e em particular ao seu papel na criação artística.
Prieto Jiménez também abordou a política cultural da Revolução Cubana, visando preservar a memória, as tradições e a identidade da nação, bem como salvaguardar a extraordinária herança cultural.
O Ministro cubano, realizou reuniões com diferentes personalidades presentes, entre as quais o vice-diretor geral da UNESCO para assuntos africanos, Edouard Matoko, o ministro da Cultura de Burkina Faso, Abdoul Karim Sango e alguns diretores da Direção Geral de Cooperação e Desenvolvimento da Comissão Europeia.
Os Dias Europeus do Desenvolvimento realizam-se desde 2006 e reúnem líderes mundiais, personalidades e diferentes organismos de cooperação, com o objetivo de discutir questões de desenvolvimento. Contam anualmente com a presença de aproximadamente 8.000 pessoas, incluindo participantes e visitantes. O convite ao ministro Abel Prieto como principal orador constitui, sem dúvida, um reconhecimento da política empreendida pela Revolução para integrar as mulheres na criação artística e preservar o património cultural material e imaterial de Cuba.
A delegação cubana também esteve presente pelos vice-ministro do setor, Fernando Rojas, o embaixador de Cuba na Bélgica, Norma Goicochea Estenoz e funcionários da missão diplomática.
Fonte – Site oficial do Ministério de Relações Exteriores de Cuba