Skip to content Skip to footer

Brigada de Solidariedade com Cuba “Calixto García” percorre a região leste

No âmbito das suas visitas anuais, o grupo desenvolverá um extenso programa de atividades durante uma semana nos territórios de Guantánamo, Santiago de Cuba e Las Tunas que inclui trabalho voluntário e intercâmbios em comunidades e escolas.

O sexto contingente da Brigada de Solidariedade “Calixto García” com Cuba, composto por 22 colaboradores do Canadá, e integrado por membros do Movimento de Solidariedade, sindicalistas e apoiantes do processo revolucionário, chegou neste domingo ao país no Frank País Aeroporto Internacional, de Holguín, cidade onde começará um passeio pela região leste.

No âmbito das suas visitas anuais, o grupo desenvolverá um extenso programa de atividades durante uma semana nos territórios de Guantánamo, Santiago de Cuba e Las Tunas que inclui trabalho voluntário e intercâmbios em comunidades e escolas.

Domínguez, funcionária do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) de Holguín, destacou que nesta ocasião os brigadistas têm entre seus objetivos conhecer culturalmente o povo e expressar seu repúdio à situação económica, comercial e bloqueio financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas à maior das Antilhas.

Além disso, comentou que prestarão homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana Fidel Castro Ruz no oitavo aniversário de sua morte e desenvolverão sessões de cultura comunitária Arte versus Bloqueio nas quais denunciarão o caráter intervencionista e extraterritorial desta política.

Entre as atividades que realizarão durante a sua estada na província estão reuniões com alunos de diversas instituições como a Escola Primária de Arte Raúl Gómez e o semi-internato Ronal Andalia, ambos do município sede, e visitarão o Nicodemo Hospital Regalado, localizado em Calixto García.

Por sua vez, Max Tennant, jovem membro do grupo de solidariedade, expressou a sua felicidade por estar pela segunda vez na ilha, que tanto admira pelo seu espírito de resistência há décadas, pelo seu trabalho no cuidado de todos os sectores da sociedade e o seu carácter internacionalista em prol de um mundo melhor.

Acrescentou ainda que é importante dar a conhecer a realidade da ilha caribenha, tarefa da qual tem participado desde a sua integração no contingente e em outras iniciativas como o Piquete 24 horas, formado por jovens canadenses que, através redes sociais, lutam por causas justas, entre elas, o fim do genocídio israelense na Palestina e a eliminação da nação caribenha da lista de países patrocinadores do terrorismo.

Fundada em 29 de novembro de 2018 pela delegação do ICAP de Holguín, a Brigada Calixto García também é composta por membros da coligação Ernesto Che Guevara e participação antes dos Colóquios Internacionais para a libertação dos Cinco Heróis.