Skip to content Skip to footer

Rússia anuncia o envio a Cuba de 80.000 toneladas de combustível no valor de 60 milhões de dólares

No decorrer da Reunião Intergovernamental para a Colaboração Económico-Comercial e Científico-Técnica, a decorrer em Havana, o Vice-Presidente do Governo da Rússia, Dmitri Chernyshenco informou que “de acordo com instruções do nosso Presidente, Vladimir Putin, a Rússia está disposta a prestar assistência de emergência à irmã Cuba em relação com a situação atual no setor energético.”

Assim, a Rússia anunciou o envio de 80.000 toneladas de combustível, no valor de 60 milhões de dólares.

A assistência russa, autorizada diretamente pelo Presidente Vladimir Putin, representa um esforço para estabilizar o setor energético cubano que enfrenta sérios desafios devido à falta de combustível e deterioro das suas instalações geradoras de eletricidade devido ao criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos governos dos E.U.A..

Na última Assembleia Geral das Nações Unidas, pela 32.ª vez, a Moção contra Bloqueio foi aprovada por 187 votos, 2 votos contra (E.U.A. e Israel) 1 abstenção (Moldova).

Durante a discussão da Moção o representante dos E.U.A. afirmou que “ os Estados Unidos não tem culpa da situação energética geral de Cuba”.

Mas, Rodriguez Parrilha, Ministro das Relações Exteriores de Cuba lembrou-lhe que “num só ano os E.U.A. tinha retido 53 barcos e impedido 27 companhias de abastecer o sistema elétrico de Cuba”