Pela retirada de Cuba da lista dos EUA de países ditos «patrocinadores do terrorismo»

A carta está aberta a inscrições de organizações neste formulário: https://t.ly/1N_pJ

Há mais de 60 anos que os EUA impõem, unilateralmente, um bloqueio económico, comercial, financeiro contra a República de Cuba, procurando obstaculizar e mesmo privar este país da aquisição de alimentos, medicamentos, combustíveis, matérias-primas e equipamentos essenciais para a economia cubana e, assim, atingir as condições de vida do povo cubano.

Desrespeitando sistematicamente os direitos humanos que tanto proclamam, os EUA têm deliberadamente procurado atingir o povo cubano, com vista a condicionar o livre exercício da soberania e a afirmação de independência que Cuba prossegue desde a sua Revolução.

A 15 de Maio de 2024, os EUA decidiram manter Cuba na sua arbitrária e ilegítima lista de países ditos «patrocinadores do terrorismo».

A inclusão de Cuba nesta famigerada lista tem graves consequências para a economia do país, constituindo na prática um reforço do criminoso e ilegal bloqueio imposto pelos EUA que representa o mais sério obstáculo ao pleno desenvolvimento de Cuba.

Devido à inclusão nesta lista unilateral e desprovida de reconhecimento internacional, numerosas empresas e entidades financeiras vêem-se forçadas a não operar com Cuba por temor a represálias do governo dos EUA. Dezenas de bancos suspenderam as suas operações com Cuba, incluindo transferências para a compra de alimentos, medicamentos ou combustíveis, pelo que este país é obrigado a assumir elevados custos adicionais para a aquisição destes e de outros bens de primeira necessidade.

Na realidade, Cuba não só não patrocina o terrorismo como é dele vítima há décadas, inclusive do terrorismo de Estado: 3478 pessoas foram mortas e 2099 ficaram com danos permanentes em resultado de atos terroristas cometidos diretamente ou indiretamente contra Cuba pelo governo dos EUA ou perpetrados a partir destes com a tolerância das suas autoridades oficiais. Recorde-se igualmente que em 1976, dois diplomatas cubanos foram mortos num atentado à bomba contra a Embaixada de Cuba, em Portugal.

O bloqueio e todas as medidas visando o seu agravamento são, em si mesmas, atos de terrorismo de Estado contra o direito de um país ao seu desenvolvimento e de um povo à vida, à liberdade, à soberania, a uma vida melhor.

Cuba, que garante à sua população cuidados de saúde, que envia profissionais de saúde a locais para onde mais ninguém quer ir, para ajudar no combate a epidemias ou no auxílio em situações de catástrofe natural, vê-se privada de equipamentos e medicamentos, devido às ilegais medidas coercivas impostas pelos EUA.

Expressando a sua solidariedade com Cuba, as organizações subscritoras, juntam a sua voz à voz de todos quantos defendem o direito do povo cubano a escolher o seu caminho livre de ingerências externas, exigindo a imediata retirada de Cuba da arbitrária e ilegítima lista dos EUA de «Estados patrocinadores do terrorismo», bem como o imediato fim do criminoso bloqueio imposto pelos EUA.

Cuba vencerá! E com ela vencerão os que aspiram a um mundo mais justo e melhor!