Skip to content Skip to footer

Investimento estrangeiro presente em 16 projetos para a modernização de usinas açucareiras

O grupo empresarial AzCuba encoraja a execução, mediante o investimento estrangeiro, de 16 projetos encaminhados à modernização de usinas açucareiras.

«O grupo empresarial AzCuba encoraja a execução, mediante o investimento estrangeiro, de 16 projetos encaminhados à modernização de usinas açucareiras», explicou ao Granma Internacional Lourdes Castellanos Jiménez, diretora das Relações Internacionais, Negócios, Investimento Estrangeiro e Comunicação Institucional dessa entidade.

Explicou que, entre esses projetos, estão o do emprego de tecnologias eficientes nas lavouras de cultura, rega e drenagem, colheita e transporte para aumentar os rendimentos, bem como «reabilitar as diferentes áreas da usina açucareira, garantindo maior eficiência industrial e fiabilidade operacional, a fim de incrementar a produção de açúcar e a geração de energia elétrica, diminuindo os custos de produção.

A funcionária acrescentou que se prevê a construção de uma nova usina, que vai contar com uma refinaria, um bloco de geração de cem megawats, e uma destilaria de 500 hld (glutaraldeído a 2%) de álcool.

O grupo está focalizado na fabricação diversificada de produtos orgânicos na usina açucareira Carlos Baliño, bem como na elaboração de sorbitol e frutooligossacarídeo (FOS, substitutos do açúcar ou adoçante) e na modernização e incremento do alcance da seção das caldeiras.