Skip to content Skip to footer

Rússia negocia desdolarização do comércio com a América Latina

A Rússia mantém conversações sobre a desdolarização das relações comerciais com Cuba, Nicarágua, Venezuela e com os membros do BRICS, disse hoje o diretor para a América Latina do Itamaraty, Alexandr Schetinin.

Há muitas negociações em curso com muitos países, que se desenrolam no contexto dos BRICS, e há ideias para introduzir plataformas de pagamento alternativas, afirmou o diplomata no diálogo com a imprensa, à margem do Forum Económico Internacional em S. Petersburgo.

Schetinin acrescentou que também estão a ser realizadas consultas com outros países com os quais a Rússia mantém “laços comerciais e económicos normais: Cuba, Nicarágua, Venezuela”.

O diplomata destacou que Moscovo também pode utilizar as moedas nacionais para desdolarizar o comércio com a América Latina e destacou que há progressos nesta matéria e, embora as formas possam ser diferentes, a prioridade é desenvolver a cooperação.

A 27ª edição do Forum realiza-se de 5 a 8 de junho, conta com representantes de 136 países e centra-se no tema “As bases de um mundo multipolar. Formação de novos pontos de crescimento”.

O Forum é um espaço único de diálogo e desenvolvimento de negócios. A sua primeira edição foi realizada em 1997 e desde 2006 é organizada com o patrocínio e participação do Presidente da Rússia.

Em mais de 25 anos de história, o Forum conseguiu tornar-se a principal plataforma internacional de contacto entre representantes da comunidade empresarial e um espaço de debate sobre questões económicas fundamentais tanto para a Rússia, como para os mercados em desenvolvimento e para o mundo em geral.