À presidenta eleita do México, os melhores desejos

O presidente cubano parabenizou a recentemente eleita presidente do México, Cláudia Sheinbaum.

Com os desejos de sucessos na sua gestão e a disposição de continuar fortalecendo a irmandade entranhável que une nossos povos, o primeiro-secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, deu os parabéns á recentemente eleita presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Na sua conta na rede social X, Díaz-Canel expressou que, mediante um telefonema, transmitiu a admiração e as simpatias pela vitória.

Na própria rede social, Sheinbaum retribuiu Díaz-Canel, e afirmou que o México e Cuba são nações irmãs, unidas por laços de cooperação, solidariedade e história compartilhada.

Também, o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, ressaltou a extraordinária demonstração de civismo e democracia que foi vivida no México, no domingo, 2 de junho.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, destacou que «o México escolheu uma progressista como a primeira presidente de sua história. É um triunfo para o povo mexicano e para a sua democracia, parabéns a minha amiga Claudia Sheinbaum, juntos trabalharemos por ver a América Latina unida e progredindo».

Igualmente, o vice-chanceler russo, Serguei Riabkov, parabenizou Sheinbaum por seu «impressionante sucesso».

Sheinbaum, representante da coligação dos partidos Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o do Trabalho e o agrupamento Verde Ecologista, tornou-se na primeira mulher a chegar à presidência do México, obtendo entre 58,3 % e 60,7 % dos votos nas eleições gerais.