Apoio a Cuba através da cooperação descentralizada é reiterado em França

A associação Cuba Coopération France (CubaCoop) destacou hoje o seu apoio à nação caribenha e o seu compromisso de contribuir para o seu desenvolvimento socioeconómico.

O presidente da organização criada em 1995, Víctor Fernández, destacou a atuação da CubaCoop em quase 30 anos de trabalho conjunto com o país antilhano, etapa em que contribuiu com mais de 20 milhões de euros, traduzidos em projetos económicos, sociais e culturais, em áreas tão diversas como saúde, desporto, água e saneamento.

Da mesma forma, ratificou a prioridade da associação em partilhar o apoio político a Cuba e a denúncia do bloqueio imposto pelos Estados Unidos.

Em declarações à Prensa Latina, Fernández considerou um sucesso a gala anual CubaCoop, realizada no dia 31 de maio nesta capital, uma noite na qual participaram mais de 520 pessoas e 50 empresas francesas, agradecendo a tão elevada presença, o que proporcionará meios financeiros para continuar os projetos de cooperação, sublinhou.

O Diretor destacou a presença na gala de personalidades como o ex-ministro do Interior e secretário de Comércio Exterior Matthias Fekl, o prefeito de Tremblay-en-France, François Asensi, o vice-presidente do Grupo de Amizade França-Cuba do Assembleia Nacional, Yannick Monnet, e os embaixadores cubanos Otto Vaillant e María del Carmen Herrera (Unesco).

Sobre as ações em andamento, Fernández mencionou o projeto que permitiu acompanhar os atletas cubanos na preparação para os Jogos Olímpicos Paris 2024, evento sob as cinco argolas programado de 26 de julho a 11 de agosto.

Cerca de 140 atletas cubanos foram beneficiados pela iniciativa, que terá um momento importante poucos dias antes do início do grande festival olímpico, com a receção de atletas de diversas modalidades para sua preparação final e aclimatação em solo francês.

Destacam-se também projetos na área da saúde, incluindo um dedicado ao apoio à educação de crianças com perturbações do espectro do autismo e à água e saneamento.

No âmbito humanitário, CubaCoop lançou um apelo à contribuição de fundos para a compra de leite em pó para crianças e pessoas vulneráveis, uma ação enquadrada no trabalho da associação para mitigar o impacto do bloqueio económico, comercial e financeiro dos EUA.

Graças a donativos de cidadãos, autarquias, empresas públicas e privadas, fundações, sindicatos, forças políticas e associações de solidariedade, foram angariadas dezenas de milhares de euros, o que já permitiu enviar um contentor com 10 toneladas de leite em pó para Cienfuegos.