Díaz-Canel faz visita de trabalho a Artemisa

Miguel Díaz-Canel Bermúdez , Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba (CCPCC) e Presidente da República, realizou hoje uma visita de trabalho ao município de Caimito na qual trocou com os residentes, as autoridades locais e a província.

No diálogo para avaliar a implementação das prioridades do país, o presidente mostrou-se preocupado com os hectares de diversas culturas que Caimito deve ter para a auto-suficiência, fez questão de aproveitar as boas experiências na agricultura e diversificar as produções.

Díaz-Canel enfatizou a necessidade de consolidar um sistema de trabalho que permita ao Partido melhorar a atenção aos problemas da província e buscar soluções oportunas e sustentáveis.

Refletiu sobre como pode ser medida a participação da população na tomada de decisões e como isso fortalece a unidade; e insistiu que o trabalho ideológico está a fazer bem as coisas.

De acordo com os temas abordados, a Artemisa deve focar sua atenção no crescimento da militância, na atenção aos jovens, na política de quadros e no acesso bancário.

Acompanhado pelo Dr. Roberto Morales Ojeda, membro do Bureau Político e Secretário de Organização da CCPCC, conheceu o programa de recuperação da Empresa de Genética Pecuária Los Naranjos (EPG), que consiste em quatro etapas.

Na comunidade Los Naranjos, promovida pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz, agradeceu aos moradores o esforço que fazem para recuperar o gado; Ele ressaltou a importância de trabalhar de forma sustentada e nunca mais ter contratempos.

Rogelio Guinferrer Pol, presidente do Conselho Popular de Vereda Nueva, ao qual pertence o município, explicou que ali residem pouco mais de 600 caimitenses; existe uma escola primária e uma creche; enquanto um veículo pressupõe a transferência de alunos pré-universitários e secundários para os seus centros, com estabilidade.

No entanto, existem preocupações que fogem ao seu controlo, como a manutenção dos 11 edifícios e do imóvel que alberga o centro comercial, com fugas significativas; e a possibilidade de ter um ginásio bio-saudável. Acrescentou que recuperaram uma área que dedicam a diversas culturas, cujas culturas são vendidas na vila e se destinam à escola e ao círculo; ao mesmo tempo em que destaca o apoio dos moradores nesta tarefa.