Skip to content Skip to footer

Raúl Castro, líder da Segunda Frente Oriental em Cuba

O líder da Revolução Cubana, Raúl Castro, assumiu neste dia há 66 anos a liderança da Segunda Frente Oriental Frank País, considerada um modelo de  organização  política e militar para o triunfo revolucionário.

Fundado em 11 de março de 1958 no leste do país, o território da guerrilha cobria 123 mil quilômetros quadrados com uma população de meio milhão de habitantes.

Nesse território rebelde Raúl Castro criou e organizou os departamentos de Justiça, Saúde, Obras Públicas, Fazenda, Propaganda e Inspeção e Educação, a Mesa Agrária e a Mesa dos Trabalhadores.

Como resultado, surgiram 20 hospitais de campanha e postos médicos, foram criadas cerca de 400 escolas e foram construídas centenas de quilómetros de estradas e linhas telefónicas.

Nos nove meses e 20 dias da operação, a referida Frente conquistou 31 quartéis e postos da Guarda Rural, além de recuperar cerca de duas mil armas do inimigo.

No ano passado, durante o 65º aniversário da sua criação, Raúl Castro e o Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, lideraram o evento político e a cerimónia militar no Mausoléu dos mártires daquele comando rebelde.

Durante a cerimónia foi prestada homenagem aos combatentes falecidos na luta ou após o triunfo revolucionário de 1959.