Internacional

Cuba repudia início de massacre contra palestinos em Rafah; Os EUA realizaram o roubo de um avião sequestrado para a Venezuela; Jornalista espanhol reitera compromisso com Cuba; Níger considera criar uma moeda comum

CUBA REPUDIA INÍCIO DE MASSACRE CONTRA PALESTINOS EM RAFAH

“Quando pensávamos que tínhamos visto e sofrido tudo, o Estado genocida de Israel atacou violentamente o local onde mais de um milhão de palestinos encontraram refúgio”. Assim escreveu o primeiro secretário do Partido e presidente cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, na sua conta na rede social X, condenando o início da agressão contra a zona palestiniana de Rafah. Ele descreveu as imagens da ofensiva como dantescas e rejeitou, nos “termos mais duros”, o que ali está acontecendo. (Editorial Internacional)

OS ESTADOS UNIDOS CONCLUÍRAM O ROUBO DE UM AVIÃO SEQUESTRADO PARA A VENEZUELA

Ocorreu um descarado roubo com a aeronave Boeing 747-300, iniciais YV 3531, pertencente à Empresa de Transporte Aerocargos del Sur (Emtrasur SA), em conluio entre os governos dos Estados Unidos e da Argentina. A aeronave já está na Flórida, EUA, após fazer escala no Haiti, realizando a desapropriação a pretexto das sanções unilaterais e medidas de bloqueio que são mantidas contra a Venezuela. Cuba juntou-se à denúncia, nas palavras do membro do Bureau Político do Partido, Bruno Rodríguez Parrilla, Ministro das Relações Exteriores. (Telesur)

JORNALISTA ESPANHOL REITERA COMPROMISSO COM CUBA, APESAR DO ASSÉDIO

O jornalista e ativista político espanhol José Manzaneda reiterou o seu compromisso com Cuba, apesar do assédio que sofre num contexto que qualificou como “perseguição mediática e judicial”. O também coordenador do meio digital Cubaingencia explicou que enfrentará o julgamento, no dia 15 de fevereiro, no Tribunal Penal 31, de Madrid, que visa silenciar as mensagens de solidariedade da associação de amizade Euskadi-Cuba. Esta é uma acusação do presidente da ONG Defensores dos Prisioneiros, Javier Larrondo.

–oponente declarado da Revolução Cubana–, de “graves insultos e calúnias e de um crime de ódio”. (PL)NÍGER CONSIDERA CRIAR UMA MOEDA COMUM COM BURKINA FASO E MALI

O líder da junta militar que governa o Níger, Abdourahamane Tiani, anunciou que o seu país está a considerar a criação de uma moeda comum, juntamente com o Burkina Faso e o Mali, para se dissociar do domínio francês enraizado nas três ex-colónias. Tiani afirmou, em rede nacional, que a moeda é uma saída para a colonização e também um sinal de soberania. (RT)