Skip to content Skip to footer

Aumentam as capacidades de aquicultura em Pinar del Río

O investimento ajudará a atingir cerca de 16 milhões de alevinos este ano, quatro milhões a mais que os alcançados em 2023.

A Empresa Pesqueira Pinar del Río aumenta a sua capacidade produtiva reparando dez hectares de corpos d’água para obtenção de alevinos.

O investimento, que se realiza na unidade de negócio base La Juventud (UEB), a mais importante de Vueltabajo, ajudará a atingir cerca de 16 milhões de alevinos este ano, quatro milhões a mais do que os alcançados em 2023.

Guillermo Rodríguez Melgarejo, diretor da entidade, explicou que a obra, localizada no município de Los Palacios, está em fase de conclusão, devendo iniciar a exploração no mês de março.

O responsável explicou que a província exige anualmente 22 milhões de alevinos e que, para alcançá-los, juntamente com ações próprias, se promove a cadeia produtiva com a Companhia Agroindustrial de Grãos Los Palacios, para aproveitar os terraços planos do cultivo de arroz que estão em repouso, como se fossem lagos.

Esta é uma experiência que já foi colocada em prática diversas vezes e que tem dado bons resultados, disse o gestor.

Ele destacou que a Companhia de Pesca Artemisa também garantirá a produção de três milhões de alevinos a partir das larvas que forem entregues.

La Juventud dedica-se à reprodução e fritura de ciprinídeos (tenca, carpa, amura e labeo), claria e tilápia; a isca em gaiolas desta última espécie, a sua captura extensiva, e também da tenca e da claria.

Nesta importante estação, no âmbito do programa de desenvolvimento da aquacultura, foi recentemente inaugurada uma mini-indústria que permitirá fechar o ciclo produtivo.

A instalação tem capacidade para duas toneladas por dia e contribuirá para a autossuficiência do município, embora também possa apoiar a alimentação de outros territórios de Pinar del Río.

Além disso, os seus resíduos podem ser aproveitados na produção de rações para engorda de peixes.