Skip to content Skip to footer

QUINTO ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DE EMPRESA MISTA BIOTECNOLÓGICA CUBA-E.U.A.

O Presidente Diaz-Canel recebeu uma delegação de cientistas dos E.U.A., pelo motivo dos cinco anos da Innovative Immunotherapy Alliance SA (IIA), a primeira – e única até ao momento – empresa mista biotecnológica cubana-estado-unidense.

No encontro com o Presidente Diaz-Canel os representantes norte-americanos expressaram a satisfação que têm com o avanço da investigação conjunta e do interesse de ampliar a colaboração, o que foi ratificado pelas autoridades da Ilha.

È um orgulho, disse Dia-Canel, partilhar esta empresa e este desenvolvimento com uma das entidades mais importantes dos E.U.A. no mundo científico, e particularmente no campo da saúde.

Sentimos muito respeito e admiração aos representantes aqui presentes reconheceu o Chefe de Estado, não só pelo que significa no plano científico e da saúde, mas também pela valentia, sei o que significa para uma instituição norte-americana, nestes tempos, ter uma relação de trabalho como a que têm com Cuba, realçou.

O doutor Thomas Schwaab considerou «uma honra e um prazer” o encontro como mandatário e falou da reunião com o Conselho da Direção, na qual “estivemos a analisar os avanços alcançados nos últimos cinco anos”.

De facto, “sentimo-nos surpreendidos de quanto havíamos colaborado, entre nós, do ponto de vista científico”, “analisámos todas as coisas que conseguimos, desde o ponto de vista de publicações, as patentes que se apresentaram a registo, e também o tema do valor que atingimos com esta empresa mista, de facto duplicámos esse valor”, acrescentou.

Não somente isso – precisou o reconhecido investigador – mas também a maneira como chegámos à vida dos pacientes, não só norte-americanos que beneficiaram da biotecnologia cubana, mas também aos pacientes cubanos.