Skip to content Skip to footer

70º aniversário do julgamento de Moncada

Recordam em Santiago de Cuba o 70º aniversário do julgamento de Moncada

As instituições de Santiago realizam diversas ações para comemorar os 70 anos da História me Absolverá, apelo de legítima defesa do jovem advogado Fidel Castro Ruz, proferido em 16 de outubro de 1953 no final do julgamento dos assaltantes do quartel de Moncada.

Foto: Retirado do site da Casa Dranguet
Cartaz da exposição que será inaugurada no dia 16 de outubro. 

Nesta iniciativa, participaram as organizações regionais da UNEAC – União de Escritores e Artista de Cuba, a União Nacional de Historiadores de Cuba (UNHC), o Gabinete do Conservador da Cidade, bem como os centros provinciais do Património e do Livro.

Entre as ações está a inauguração de uma exposição com diferentes edições do referido apelo, textos em diferentes idiomas e formatos, que mostrará ao público a diversidade alcançada pelo documento, reconhecido como o primeiro programa da Revolução Cubana.

Sob o título O julgamento de Moncada e a História me absolverá, 70 anos depois,  a exposição será inaugurada no dia 16 de outubro, em áreas do Parque-Museu Abel Santamaría, antigo hospital civil de Santiago de Cuba, um dos locais ocupados pelos invasores para o  assalto à fortaleza militar.

No que hoje é o Parque-Museu, especificamente nas dependências ocupadas pela sala de estudos das enfermeiras, realizou-se a parte final do julgamento de Moncada em 16 de outubro de 1953, ocasião em que Fidel assumiu a sua legítima defesa como acusado dos acontecimentos de 26 de julho, que terminaram com a contundente frase: “condenem-me, não importa, a história me absolverá”.

A exposição permanecerá patente ao público até ao próximo dia 22 de outubro, complementada por outras atividades organizadas pela Direção do Património.

Com igual interesse comemorativo, a UNHC desenvolverá no dia 14, na sede do Tribunal Provincial de Justiça, um ciclo de conferências e painéis em torno do acontecimento histórico com os temas Uma leitura da História me Absolverá numa perspetiva institucional, e Um olhar sobre A história me absolverá. Ele me absolverá 70 anos depois 

Fonte: Trabalhadores

Outubro 2023.