Sandinismo e paz conquistados na Nicarágua

A retumbante vitória da Alianza Frente Sandinista de Liberación Nacional (FSLN) nas recentes eleições municipais na Nicarágua – obteve 73,70% dos votos, informou o Conselho Supremo Eleitoral – foi descrita pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, como uma lição da paz.

A retumbante vitória da Alianza Frente Sandinista de Liberación Nacional (FSLN) nas recentes eleições municipais na Nicarágua – obteve 73,70% dos votos, informou o Conselho Supremo Eleitoral – foi descrita pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, como uma paz lição.

“A verdade é que o povo entendeu que, quando há paz e um governo disposto a trabalhar com o povo e para o povo, os frutos multiplicam-se”, disse Ortega, no encerramento do Congresso Nacional da Juventude Sandinista no dia 19 de julho, destacando que no dia da votação não houve brigas, mas que todos os cidadãos, independentemente de sua ideologia e pensamento religioso, votam pensando no bem-estar das famílias, e não pensando em partidos políticos.

Segundo a entidade eleitoral, 1.489.688 pessoas votaram a favor do FSLN, o que permitiu ao grupo político conquistar 153 prefeituras, detalha a Telesur.

O secretário da organização da FSLN, Fidel Moreno, em entrevista ao jornal El 19 Digital, explicou que “as principais razões desta vitória estão justamente numa cidade que sente que está avançando, que sente que seus direitos foram restaurados, que avança nas rotas da prosperidade a cada dia e que coloca na Frente Sandinista, e na liderança do Comandante Daniel Ortega, a oportunidade de continuar crescendo, de continuar desenvolvendo trabalhos que beneficiem a todos nós.

Comentou que cerca de dez municípios onde o FSLN não havia vencido ao longo da história, nesse processo se voltaram massivamente para aquela organização política.

“Este resultado coloca a nossa democracia, o reforço do Estado de Direito, numa perspetiva onde o cidadão privilegiou o desenvolvimento das suas comunidades, a satisfação das suas necessidades, a construção coletiva que nos permite melhorar a cada dia”, disse.

Fonte: Granma

Novembro, 2022