Skip to content Skip to footer

Cuba prioriza em contexto de crise, programas sociais.

Cuba mostrou no passado dia 8 os seus resultados nos sistemas de atenção e os grandes desafios que enfrenta neste âmbito, devido ao envelhecimento da população, ao endurecimento do bloqueio dos Estados Unidos e à escassez que provoca. Assím o informou a membro do Burio Político do Partido Comunista e secretaria geral da Federação de Mulheres Cubanas (FMC), Teresa Amarelle Boué, ao intervir em Diálogo de alto nivel sobre a sociedade de cuidado na América Latina e Caribe, com sede Na Argentina.

No encontro, que faz parte da XV Conferência Regional da Mulher, Amarelle Boué afirmou que garantir o cuidado implica em obrigações individuais, coletivas e institucionais, publicou a revista Mulheres no seu site.

“Em Cuba, com base na vocação humanista e de justiça social da Revolução, desenvolveu-se uma ampla cobertura universal e gratuita de serviços de saúde, educação, cultura, desportos, segurança social no sentido amplo e assistência social a grupos carentes”.

Acrescentou que, em Cuba, o programa social tem sido capaz de responder, não só em contextos economicamente favoráveis, mas também em contração e crise económica.

Explicou que o Programa Nacional para o Progresso da Mulher constitui a agenda do Estado cubano para o alcance efetivo da igualdade de género.

Da mesma forma, aparecem ações específicas que abordam o cuidado como um direito humano, e mandam vários ministérios para criar as condições para medir e valorizar, economicamente, a contribuição para a economia familiar e social do trabalho não remunerado das mulheres.

“Os desafios são imensos; as oportunidades, históricas; Saber aproveitá-los é nossa responsabilidade”, finalizou Amarelle Boué.

Fonte: Granma

Novembro, 2022