Skip to content Skip to footer

Aplausos à solidariedade

René Oslán Matos garante que lá de cima o trabalho é dez vezes mais difícil, que as pessoas parecem formigas e que se surpreende com tanta destruição que se vê por toda a cidade.

A brigada de Villa Clara apoia a recuperação das instalações de Cultura afetadas pelo Ian em Pinar del Rio. 

Mas nem o trabalho a 30 metros de altura nem o perigo de um acidente impediram que ele e seus homens avançassem na reparação de um dos edifícios mais importantes de Pinar del Río.

“Este lugar tem história. A beleza da Alhambra foi filmada aqui », diz.

Com muito trabalho, a brigada de Villa Clara endireitou as esquadrias e venezianas em tempo recorde, remontou-as e recolocou-as no lugar.

«São as mesmas janelas que a escola tinha, remontadas, mas se as vir agora, vai pensar que são novas.

“Além disso, nós os protegemos de uma maneira que o próximo furacão que vier terá que ser muito poderoso para poder levá-los embora.”

Para esta valiosa força, que pertence à Empresa de Serviços e Execução de Obras do Ministério da Cultura (Mincult), sua tarefa mais complexa em Pinar del Río foi a colocação do telhado da torre de equipamento do teatro Milanés, um edifício do século XIX século que também não escapou à fúria de Ian.

Todas as pessoas de Pinar del Río com quem conversou confessam a René que pensavam que a reconstrução do teatro demoraria muito mais.

No entanto, esta brigada todo-o-terreno, com 15 homens que dominam a alvenaria, canalização, electricidade, instalação de tectos e tectos falsos, entre muitas outras competências, em apenas três dias conseguiu restaurar o telhado do imponente edifício, e colocar alto, também, o sistema climático.

Para que não haja dúvidas sobre a qualidade do trabalho, o chefe desta tropa solidária afirma que no mesmo dia em que terminaram de cobrir o Milanés caiu uma chuva torrencial sobre a cidade, mas dentro da instalação, nem uma gota.

Fonte: Granma

Outubro, 2022