MENSAGEM AOS COLEGAS DE OUTROS PAÍSES

Mensagem de educadores, periodistas, escritores, artistas e científicos aos seus colegas de outros países.

Somos parte dos milhões de cubanas e cubanos formados pela Revolução e  defensores dos seus valores. Como a imensa maioria da nossa população, empenhamo-nos a recuperar o país do terrível impacto do furacão. Sofremos o mal estar dos cidadãos em virtude dos apagões e carências.

Identificamo-nos com o esforço e a abnegação das autoridades cubanas. Conscientes das dificuldades e erros, o Partido e o Governo conduzem e participam diretamente na recuperação. Percorrem também as comunidades e dialogam cara a cara com os cidadãos.

O nosso compromisso baseia-se em ideais e princípios patrióticos, no apego irrestrito à independência e à  soberania, no anti-imperialismo e na certeza de que é possível construir uma sociedade mais justa, baseada no culto da dignidade plena do ser humano.

Rechaçamos a manipulação dos meios hegemónicos e redes digitais da dura e heroica realidade de  Cuba destes dias. A repressão só existe nas mensagens que incitam à violência e apoiam o bloqueio, contrário aos interesses e estranhos à Pátria. Qualquer análise da nossa situação requere uma observação abrangente e contextualizada, que considere em primeiro lugar a crescente e sustentada agressão do governo dos E.U.A.

São compreensíveis a irritação e o desgosto que provocam as necessidades cotidianas, mas rechaçamos a utilização perversa e politizada por aqueles que – guiados por interesses mesquinhos e uma alta dose de cinismo – fingem compaixão face ao povo sem importar-lhes os seus sofrimentos.

Condenamos os discursos de ódio, a difamação, as distorções da nossa realidade, e aspiramos a que a informação verdadeira chegue a quem de boa vontade seguem os acontecimentos e se preocupam honestamente por este país. Com o nosso apoio começa a atividade escolar, continua a luta incansável da ciência, reanima-se a vida nas comunidades, reinicia-se a programação cultural ao alcance de todos e defende-se a verdade de Cuba.

VIVA CUBA LIVRE! ABAIXO O BLOQUEIO!

(texto subscrito inicialmente por 257 intelectuais)

FONTE:  CUBAPERIODISTAS

Outubro, 2022

Para aderir a esta mensagem em defesa da verdade e soberania de Cuba pode escrever no correio: oficinaedhcuba@gmail.com