Skip to content Skip to footer

Bloqueio dos EUA contra Cuba limita desenvolvimento de cirurgia artroscópica

O Grupo Cubano de Artroscopia, Cirurgia Articular e Esportiva reúne cerca de 60 membros em todas as províncias.

 

Ciego de Ávila.- O bloqueio estadunidense contra Cuba limita o desenvolvimento da cirurgia artroscópica ao impedir a chegada de equipamentos especializados para estender esta cirurgia conjunta minimamente acessível a um maior número de centros de atendimento na ilha.

“A maioria das empresas que fabricam os utensílios utilizados no mundo têm vínculos com entidades norte-americanas, que vêem limitada comercialização com Cuba, de modo que as possibilidades de obtê-los são reduzidas e as obrigam a recorrer a outros mercados geograficamente distantes e alternativas caras para não limitar a experiência adquirida em mais de quinze anos de trabalho contínuo”, disse Osvaldo García Martínez, Doutor em Ciências Médicas e Presidente do Grupo Cubano de Artroscopia, Cirurgia Articular e Esportiva.

A maioria dos pacientes examinados durante o Simpósio de Artroscopia foi operado. 

“Também foi vítima de campanhas de descrédito e desinformação que buscam minimizar a qualidade e o esforço dos profissionais cubanos, na vanguarda da América Latina e capazes de trocar conhecimento com os melhores especialistas do mundo, fruto de constante aprimoramento e apoio. pessoas justas e solidárias de outros países, como os que compõem o grupo “Fazendo Pontes Artroscópicas”, que integra os esforços de médicos europeus e norte-americanos interessados em promover esse tipo de intervenção médica em Cuba. 

O Grupo Cubano de Artroscopia, Cirurgia Articular e desportiva reúne cerca de 60 membros em todas as províncias e é formado, além de especialistas em Ortopedia e Traumatologia, fisiatras, imagiologia, reumatologistas, anestesiologistas e médicos especializados em desportos.

García Martínez, especialista de segundo grau em Ortopedia e Traumatologia, afirmou que Cuba conta com dois centros fundamentais para a formação desses profissionais, localizados no Complexo Científico Ortopédico Internacional Frank País, em Havana, e no Hospital Geral de Ensino Provincial Doutor Antonio Luaces. na província de Ciego de Ávila.

Autor: Ortelio González Martínez | internet@granma.cu

Outubro, 2022