Skip to content Skip to footer

APOIO DO CANADÁ E CHINA PARA RECONSTRUÇÃO DOS DANOS CAUSADOS PELO FURACÃO

Chegaram a Cuba donativos de material médico procedente do Canadá e também um importante donativo financeiro da China para apoiar na recuperação dos danos causados pelo furacão Ian.

“É desejo do CANADÁ manter a cooperação com Cuba e fortalece-la no futuro”, manifestou Geoff Gartshore, embaixador daquela nação na Ilha, no ato de entrega do donativo de 2,8 milhões de pares de luvas cirúrgicas, equivalente a 120 000 dólares canadienses.

Acrescentou que ambos países têm “uma relação forte, baseada numa larga trajetória de cooperação mutuamente vantajosa numa diversidade de setores comerciais e em vínculos interpessoais próximos”, e expressou, ainda, o diplomata a sua solidariedade pelos acontecimentos recentemente ocorridos e disse que haveria novos envios.

Por seu lado, Yulian Reyes Caballero, Subdiretora da Direção-Geral de Cooperação Internacional de Cuba, agradeceu o gesto de solidariedade e afirmou que o “Canadá figura entre os principais sócios comerciais de Cuba e é o segundo país com o maior número de negócios de investimentos em atividades económicas fundamentais”, a terminar sublinhou “que, anualmente, milhões de turistas desse país do norte veem desfrutar das bondades da natureza cubana e logo se consideram nossos amigos”.

Também a CHINA enviou um donativo financeiro para apoio na recuperação dos danos causados pelo furacão.

Segundo o Embaixador de Cuba na China, Carlos Pereira, “num frutífero encontro com o novo Vice-presidente da Agência Chinesa de Cooperação Internacional, Zhao Fengtao, o governo chinês ofereceu um importante donativo financeiro para apoio aos trabalhos de recuperação dos danos causados pelo furacão”.

Por seu lado, a Vice-ministra do Comércio Exterior expressou o agradecimento do seu país pela ajuda chinesa, tendo o Embaixador da China em Cuba destacado a amizade inquebrantável entre ambos os países, assim como a firme disposição de apoio mútuo nos momentos mais difíceis. 

 Fonte: Granma

Outubro, 2022