Skip to content Skip to footer

SOLIDARIEDADE COM CUBA APÓS A BRUTAL DESTRUIÇÃO PROVOCADA PELO FURAÇÃO IAN

A VENEZUELA solidariza-se com Cuba, neste momento difícil criado pela brutal destruição do furacão Ian, com o envio de dois barcos que transportaram 400.000 pacotes de alimentos, 50 transformadores elétricos, cabos condutores e 22.000 chapas de zinco. No dia 11 mais um terceiro barco da Venezuela chegou a Cuba com mais 1.200 toneladas de alimentos.

O MÉXICO enviou mais de 100 toneladas de material elétrico, transportadas por 4 aviões que realizaram 16 voos,  estando previstos mais voos com pessoal qualificado para participar na recuperação do Sistema Elétrico Nacional e para se juntarem aos 17 técnicos eletricistas chegados no primeiro momento.O Embaixador do México em Cuba destacou que foi testemunha como Cuba resiste, renasce e triunfa: “Cuba não está só, conta com o México” e sublinhou que “também a Ilha ajuda o seu país, pois nestes dias chegou um avião com médicos mexicanos que estudarão diversas especialidades em Cuba”.Por seu lado, o Ministro de Energia e Minas agradeceu em nome do povo e do Governo de Cuba as doações do Governo do México e afirmou: “ficou demonstrado que entre ambos os países não existem fenómenos naturais, nem horários, nem sinistros que possam deter a fortaleza das nossas relações históricas. Isto não é um gesto isolado, México igual que a Venezuela, sempre estiveram ao nosso lado em momentos difíceis e decisivos”.

O Governo do JAPÃO enviou a Cuba donativos de artigos de emergência  para contribuir na reparação dos danos causados pelo furacão Ian.

A ajuda inclui purificadores de água, tanques, bobines de cabos elétricos e outros materiais de socorro, que foram enviados através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, “numa perspetiva humanitária e de relações de amizade com Cuba, o Japão decidiu proporcionar ajuda de emergência para apoiar as pessoas afetadas”.

 

Fonte: Granma

Outubro, 2022