Sem tempo para desalento em Pinar del Rio e em todo o país.

Os habitantes da província mais ocidental, Pinar del Río, chegaram, hoje, ao sexto dia de enfrentamento das consequências do que muitos que ai consideram o pior desastre natural  que viram nas suas vidas.

Brigadas de guarda fios de várias províncias colaboram com as forças locais no restabelecimento da rede elétrica destruída pela fúria dos ventos de mais de 200 quilómetros por hora e as intensas intensas precipitações do furacão Ian, quando se avança nos trabalhos para restabelecer outros serviços vitais.

Noutros municípios afetados a população colabora na limpeza e nas tarefas de saneamento, com outras pessoas de outras zonas da província e organismos e instituições do Estado.

A este território também chegaram donativos de alimentos, tintas e camas, fornecidas pela Associação das Nacões Unidas e outras instituições, e por outro lado brigadas artísticas levam alegria às comunidades no meio da dor.

Também recebe ajuda solidária de nações como México e Venezuela, e de organizações como a Mundial e Pan-americana da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, entre outras.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, deslocou-se pela terceira vez ao território pinareño, desde que foi declarada a emergência, para constatar os trabalhos de recuperação e dialogar e apoiar com os seus habitantes, a quem transmitiu confiança e a vontade de restaurar os danos do furacão Ian.

O chefe de Estado, através de mensagem, assinalou que a “situação é difícil, os danos são consideráveis, mais de 200 famílias perderam as suas casas completamente. Mas os pinareños não estão sós. Todos juntos sairemos desta situação”.

Fonte: Prensa Latina

Outubro, 2022