O governo italiano enviará uma doação de medicamentos e suprimentos de saúde a Cuba para ajudar os feridos no incêndio na zona industrial de Matanzas.
A embaixadora da nação antilhana em Roma, Mirta Granda Averhoff , destacou no Twitter que esta ajuda humanitária contém aproximadamente 2,3 toneladas de mercadorias, e é realizada através do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, em coordenação com o Departamento de Proteção Civil.
Um comunicado do Itamaraty do país europeu indica que esta doação é feita a partir da Base Humanitária de Resposta a Emergências das Nações Unidas, em Brindisi, e é um apoio às autoridades cubanas para a assistência às vítimas do acidente.
Por sua vez, da Espanha, com 414 quilos de insumos médicos e medicamentos, Cuba recebeu uma doação para as vítimas do trágico acidente.
Organizada pelo Movimento Estatal de Solidariedade a Cuba e MediCuba Espanha, a doação é composta por 18 pacotes, que incluem seringas, luvas, diversos medicamentos e insumos médicos destinados principalmente às pessoas feridas no incidente.
A delegada do Instituto de Amizade com os Povos (ICAP) de Matanzas, Teresa Rubio, explicou que a entrega feita na Companhia de Suprimentos Médicos (Emsume) evidencia os laços de fraternidade entre as nações de Cuba e Espanha.
O diretor provincial da Saúde, Luis Wong, disse que o apoio da Espanha e de outras nações do mundo contribui para que, apesar das circunstâncias atuais, Cuba preste cuidados minuciosos aos pacientes vítimas do maior incêndio da história do país.