Vilma em nós, as mulheres

Difícil e sem precedentes, a maquinaria tinha que ser colocada em movimento. Para isso, foi escolhida uma mulher virtuosa.

Às vezes, coisas extraordinárias não nos parecem assim porque são coisas cotidianas. O facto de tê-los na ponta de nossos dedos não diminui a sua natureza excepcional, especialmente se olharmos ao nosso redor. Temos que saber olhar, e saber como foi que fomos tocados, de onde veio tanta generosidade, conquistada pela força das batalhas.

Eu poderia, para ser mais preciso, ter dito «nós», porque estas linhas refletem a luz derramada sobre as mulheres cubanas a partir de janeiro de 1959. Mas subestimaríamos o quanto o espírito de uma sociedade completa é fortalecido quando todos os seres humanos, sem distinção de género, alcançam os mesmos direitos e são tratados com absoluta dignidade.

A magia existe, mas não as varinhas de condão. Não as que tocam o objeto ou o ser danificado e, depois das pequenas luzes, surge a maravilha. Os processos sociais têm seus líderes e seu tempo: a garantia de ser uma mulher cubana contemporânea pode parecer, diante de outras tristes realidades, um milagre; mas isso custou esforços doces, esforços difíceis, empreendimentos enormes.

A Revolução Cubana foi uma torrente de transformações. Entre elas, era crucial incorporar a mulher à construção da nova sociedade, aquela força singular e poderosa capaz de colocar a sua alma e a sua natureza no trabalho de emancipação. Fazer isso significava trabalhar no seu auto-aperfeiçoamento, integrando-a no trabalho, educando-a em seu auto-reconhecimento como um ser merecedor de respeito.

A maquinaria tinha que ser colocada em movimento de uma forma titânica e sem precedentes. Para isso, foi escolhida uma mulher virtuosa. Com um corpo gentil, inteligência natural, conduta correta, senso completo de justiça e dever, sensibilidade e coragem comprovada, dona na sua juventude de um registro revolucionário digno de louvor, Vilma Espín Guillois exerceu a revolução dentro da Revolução que foi a Federação das Mulheres Cubanas (FMC).

Se hoje somos trabalhadoras, profissionais, empreendedoras, conscientes do nosso decoro e dos nossos direitos; se a nossa auto-estima é um escudo contra o dedo instigador que nos considerava inferiores; se vivemos plenamente; se tentamos levar connosco aqueles que avançam mais lentamente; se o preconceito definha diante dos nossos olhos e diante dele somos mais fortes; se educamos nossas filhas e filhos nas conquistas que alcançamos e na decência, nunca esqueçamos o nome da mulher que nos legou a sua virtude. Levemos Vilma dentro de nós, mulheres.

Autor: Madeleine Sautié | madeleine@granma.cu

agosto, 2022