«Cuba é um exemplo de democracia participativa»

«Cuba, longe de ser uma ditadura, é um exemplo de democracia participativa», disse o deputado europeu Manu Pineda, numa reunião entre representantes daquele órgão e a delegação da Assembleia Nacional do Poder Popular da Ilha, que está a desenvolver uma agenda de trabalho em Bruxelas, Bélgica.

Photo: Twitter

De acordo com uma reportagem da TV cubana, Pineda disse que, entre os exemplos que apoiam esta declaração, está a aprovação da Constituição da República, que envolveu uma ampla consulta, com ampla contribuição da sociedade civil, e um referendo no qual o voto «Sim» ganhou por uma ampla margem.

Também lembrou que Cuba é o único país do mundo que conseguiu cinco candidatos a vacinas contra a Covid-19, «três deles trabalhando com tremenda eficácia, apesar da campanha de descrédito e falsas notícias, e do bloqueio que sofreu por mais de 60 anos».

«Cuba é acusada de praticamente tudo, mas aqueles de nós que visitaram Cuba sabem que isso não passa de falsidades», disse.

O secretário do Parlamento cubano, Homero Acosta, que chefia a delegação, explicou as razões pelas quais a Ilha maior das Antilhas tem o direito de construir uma sociedade soberana e diferente, sem interferência.

«É uma sociedade que não é construída por um grupo no poder, mas pela participação de um povo inteiro; legitimada por sua Constituição, que teve origem em um processo de participação único no mundo, e pela vontade de garantir o seu cumprimento».

Explicou que Cuba enfrenta situações difíceis e tem que se defender contra a hostilidade dos Estados Unidos, que não só se recusa a respeitar a diferença, mas quer destruí-la.

«O governo dos EUA busca uma implosão social na Ilha e depois rotular Cuba de Estado fracassado e acusar seu governo de incapacidade», disse.

O programa de trabalho da delegação cubana, que incluiu reuniões com parlamentares, líderes das forças políticas, deputados e funcionários de instituições do Velho Continente, continuará até amanhã, 24 de junho.

Fonte: Granma