CHEGAR À ÚLTIMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE A PANDEMIA É UM TRIUNFO

Teve lugar a última conferência de imprensa do Ministério de Saúde Pública de atualização da Covid-19 um programa que, por mais de dois anos, contribuiu, decisivamente, para a informação e esclarecimento da população.

O doutor Francisco Durán García, diretor nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde Pública (Minsap), agradeceu à equipa de trabalho do Instituto Cubano de Rádio e Televisão junto da qual trabalhou durante dois anos e também aos telespetadores que seguiram as conferências de um extremo a outro do arquipélago.

Embora não se transmitindo o programa, informou que o sítio da web do Ministério da Saúde manterá a atualização diária sobre o comportamento da Covid19 e também continuará, por parte do sistema de saúde público, a vigilância epidemiológica, o seguimento dos pacientes internados e as ações habituais frente à enfermidade no país.

Esclareceu que, embora se siga avançando no controle da pandemia, mantém-se o uso obrigatório da máscara e o distanciamento como uma necessidade pela Covid-19 e outras enfermidades que circulam pelo mundo.

O fim das conferências de imprensa do Minsap confirma o triunfo de Cuba sobre a pandemia e os indicadores cada vez mais favoráveis que se estão a registar.

No total recuperaram 99,2 % dos casos diagnosticados no país desde o início da pandemia.

Um fator determinante destes resultados foi a vacinação com o esquema completo de 96,7%  da população e a aplicação a boa parte dela da dose de reforço.

Fonte:Granma

maio, 2022