Cuba e Estados Unidos realizam ronda de negociações sobre migração em Washington

Foi revisto o cumprimento dos Acordos de Migração bilaterais e o compromisso mútuo de garantir uma migração regular, segura e ordenada.

Em 21 de Abril de 2022, foram realizadas conversações sobre migração entre Cuba e os Estados Unidos em Washington, DC, presididas pelo Vice-Ministro de Relações Exteriores, Carlos Fernández de Cossío Domínguez, e pelo Subsecretário de Estado Adjunto do Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental, Emily Mendrala, respectivamente.

Cuba reiterou sua preocupação com as medidas do governo dos Estados Unidos que estimulam a migração, impedem a migração legal e ordenada e geram condições socioeconómicas que favorecem a emigração. Ressaltou que essas medidas, inclusive as associadas ao fortalecimento extremo do bloqueio económico, causam perda de vidas e a prática de crimes de contrabando de migrantes, fraude migratória e tráfico de pessoas, situação que afeta ambos os países e a região.

A delegação cubana insistiu na obrigação do governo dos Estados Unidos de garantir a emissão em Havana de não menos de 20.000 vistos anuais para os cubanos emigrarem para os Estados Unidos, compromisso que vem sendo torpedeado desde 2017. Ressaltou que não há justificativa para manter esse serviço interrompido em Cuba e obrigar o solicitante a emigrar para viajar para a Guiana para que seu pedido possa ser processado.

Ele também reiterou que os Estados Unidos devem parar de dificultar e violar os direitos dos cubanos de viajar para terceiros países na área e exigiu o cumprimento dos acordos bilaterais de migração na sua totalidade e não seletivamente, informou o site CubaMinrex.

Fonte: Juventude rebelde

digital@juventudrebelde.cu