Skip to content Skip to footer

BioCubaFarma desenvolve um promissor portfólio de projetos inovadores

O país deve concluir 2022 com a autorização definitiva do uso das vacinas Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus, e o provável registro sanitário de Soberana 01 e Mambisa

FotoRicardo López Hevia

 

A BioCubaFarma está atualmente a trabalhar em 101 projetos inovadores.

 

Cuba poderia registrar este ano o primeiro teste PCR (Polymerase Chain Reaction), criado inteiramente com tecnologia nacional para o diagnóstico da Covid-19 e de outras doenças, que está em fase final de desenvolvimento.

 

Isto foi anunciado por Rolando Pérez Rodríguez, doutor em Ciências Biológicas, diretor de Ciência e Inovação do Grupo Empresarial BioCubaFarma, durante uma reunião com membros do círculo do jornalismo científico da União dos Jornalistas Cubanos (UPEC).

O cientista salientou que, com base nos impactos favoráveis observados, o país deveria concluir 2022 com a autorização definitiva do uso das vacinas Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus, e o provável registro sanitário de Soberana 01 e Mambisa, que representaria um resultado significativo da ciência cubana, convertendo as suas cinco vacinas candidatas contra a Covid-19 em produtos acabados validados para uso.

O dr. Rolando Pérez disse que a BioCubaFarma está atualmente a trabalhar em 101 projetos inovadores, cujas áreas terapêuticas de aplicação estão focadas principalmente em oncologia, imunologia e neurologia.

Apontou que a lista inclui 20 produtos que são potencialmente os primeiros do seu tipo, ou seja, eles têm um mecanismo de ação completamente novo que é diferente de qualquer outro no mercado.

«Destes, 15 estão ligados ao câncer (oito) e a doenças cerebrais (sete), e levaram à concessão de patentes em Cuba e no exterior», disse.

A lista inclui a molécula obtida por síntese química JM-20, para uso em doenças neurológicas, que tem ação antioxidante, anti-inflamatória e anti cálcio, e o peptídeo CIGB-845, também destinado a doenças neurológicas e para o qual já foi concluído um teste clínico I e II em pacientes que sofrem de isquemia cerebral, com resultados encorajadores.

Há também o projeto de imunoterapia ativa Savax, focado na obtenção de um produto inovador com efeito anti-angiogénico (reduzindo a formação de vasos sanguíneos no carcinoma e, assim, inibindo seu crescimento), projetado principalmente para o tratamento de tumores sólidos.

Um teste clínico Fase II está atualmente em andamento em câncer ovariano e carcinoma hepatocelular.

Criada em 2012, os produtos da BioCubaFarma são agora exportados para mais de 40 países, enquanto que o número de registros de saúde obtidos é de 740 em 53 países.

Durante 2021, o número de publicações dos seus pesquisadores em revistas de impacto internacional foi de 228 e a introdução de 45 resultados foi alcançada.

Fonte: Autor: Orfilio Peláez | informacion@granma.cu

Abril, 2022

Leave a comment