Cuba desembarcou mais uma vez em Playita de Cajobabo, altar sagrado da Pátria

127 anos após o desembarque de José Martí e Máximo Gómez, junto com outros expedicionários, em Playita de Cajobabo, os cubanos retornam ao local dos eventos para reviver a história

FotoEstudio Revolución

Cem anos mais tarde, ao mesmo tempo, Fidel imortalizou o desembarque em Playita de Cajobabo como um símbolo de continuidade, de uma única Revolução.

O primeiro-secretário do Comité Central do Partido e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, destacou, via Twitter, o significado da data, evocando as palavras de Fidel: «(Martí) disse que havia deixado as correntes que o acompanharam ao longo de sua vida na luta pela independência de Cuba, acho que foi um feito extraordinário, e que este é um lugar sagrado».

Esse glorioso evento reúne anualmente centenas de martianos, fidelistas e revolucionários que seguem o caminho do Apóstolo no caminho da construção da sociedade com a qual ele sonhava. O dia 11 de abril é motivo de orgulho nacional e local, razão pela qual a data foi escolhida pela Assembleia Provincial (Governo) do Poder Popular em Guantánamo como o evento mais significativo da história desta parte de Cuba.

Naquele dia, o povo de Imías, que teve o privilégio de receber o Herói Nacional e seus companheiros, marcham com seus filhos, jovens e adultos até o monumento, cruzando os caminhos rochosos que Martí um dia percorreu. Revivem o desembarque, o «salto», a «grande alegria», e no meio de canções, poesias, danças e discursos professando o mesmo amor patriótico que impulsionou os remos daquele honrado barco, é prestada homenagem aos mártires, a Fidel e a todos aqueles que ao longo da história adotaram a defesa da liberdade de Cuba como o curso de suas vidas.

Neste mês de abril, cerca de 50 pesquisadores das guerras de independência cubanas, das províncias de Pinar del Río, Havana, Matanzas, Sancti Spíritus, Cienfuegos, Las Tunas, Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo também estão participando do 27º Workshop Playita de Cajobabo nesta parte da geografia de Guantánamo, um evento organizado pela União dos Historiadores Cubanos (Unhic) e pela Sociedade Cultural José Martí, de 10 a 12 de abril, que inclui uma visita à casa museu de Salustiano Leyva, membro da primeira família a receber os heróis após o desembarque.

Autor: Dairon Martínez Tejeda | informacion@granmai.cu

Abril, 2022