Colaboradores médicos cubanos condecorados por seu distinto serviço na África do Sul

Os colaboradores de saúde, membros da Brigada Médica Henry Reeve destacados na África do Sul para enfrentar a Covid-19, foram condecorados, após sua chegada à Pátria, com a condição de Serviço Distinto, pelo seu trabalho altruísta e humano naquele país

Foto: Ricardo López Hevia

Os colaboradores de saúde, membros da Brigada Médica Henry Reeve destacados na África do Sul para enfrentar a Covid-19, foram condecorados nesta segunda-feira, 11 de abril, após sua chegada à Pátria, com a Ordem de Serviço Distinto, pelo seu trabalho altruísta e humano naquele país.

Em cerimónia realizada na Universidade das Ciências Médicas das Forças Armadas Revolucionárias (Ucimed), Ordem Carlos J. Finlay, e presidida pelo general-de-corpo-de-exército Alvaro Lopez Miera, membro do Bureau Político do Partido e ministro das Forças Armadas Revolucionárias (FARs), os médicos cubanos receberam a distinção do sr. José Angel Portal Miranda, ministro da Saúde Pública.

«Ser internacionalista, partilhar os meus conhecimentos e colocar o nome do meu país no alto foi uma missão pendente que eu tinha como ser humano e como enfermeira com mais de 30 anos de serviço à saúde pública cubana», disse Mariela Machado Fernández, membro da brigada médica e professora na Ucimed.

Este grupo de 15 médicos e 12 enfermeiros chegou à África do Sul em abril de 2020, por um período inicialmente planeado para seis meses, e prolongado por dois anos.

Com o cumprimento desta tarefa dada pelos Serviços Médicos das FARs, a missão honra a memória e o legado do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, e do líder sul-africano Nelson Mandela.

Autor: Wennys Díaz Ballaga | internet@granma.cu

Abril, 2022