Mulher cubana: quanto mais realizada, mais celebrada

Teresa Amarelle Boué, secretária-geral do FMC, afirmou que a jornada de 8 de Março será um excelente contexto para acompanhar o processo de consulta popular do projecto de Lei do Código da Família, norma que consolida o princípio da igualdade e não discriminação

FotoArchivo

A mulher cubana realizou-se na obra do seu povo, como disse o Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz: A mulher é uma Revolução dentro da Revolução

Em Cuba não há melhor celebração para as mulheres, por ocasião do 8 de Março, seu Dia Internacional, do que o crescente activismo pela sua plena realização numa sociedade que oferece cada vez mais oportunidades para seu protagonismo.

Quase um ano após a entrada em vigor –precisamente no dia 8 de Março– do Programa Nacional para o Progresso da Mulher, pedra angular para o desenvolvimento de políticas que as favoreçam, um bom sinal é que mais de 55 mil aderiram ao trabalho em 2021, e 53.000 jovens ingressarão na Federação de Mulheres Cubanas (FMC), organização que integra 91% das maiores de 14 anos.

Assim foi enaltecido por Teresa Amarelle Boué, secretária-geral da FMC, que afirmou que o dia 8 de Março será um excelente contexto para acompanhar o processo de consulta popular do projecto de Lei do Código da Família, norma que consolida o princípio da igualdade e não discriminação e, portanto, também beneficia as mulheres.

Lembrou que foi em 8 de Março de 1975 quando o Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz entregou oficialmente a Vilma Espín Guillois, em nome da FMC, o actual Código da Família.

Amarelle Boué explicou que o período de comemoração do Dia Internacional da Mulher será de 24 de Fevereiro a 15 de Março, e concebe um extenso programa de actividades que também será dedicado ao 60º aniversário da União dos Jovens Comunistas e ao centenário da Federação de Estudantes Universitários.

Fonte: Granma

Fevereiro, 2022