Com a venda da produção associada à mineração do níquel em 2021, Cuba obteve receitas superiores ao esperado, apesar dos impactos negativos da Covid-19

Foto: Granma

No balanço do Grupo Empresarial do Níquel Cubano, do qual participou o primeiro vice-ministro, Comandante da Revolução Ramiro Valdés Menéndez, verificou-se que as contribuições da comercialização das produções das usinas Comandante Ernesto Che Guevara e Comandante Pedro Soto Alba — esta última de capital misto com o Canadá — foram favorecidas pelo aumento do preço de uma tonelada de níquel no mercado mundial; embora a própria situação tivesse permitido melhores dividendos se os indicadores físicos comprometidos tivessem sido cumpridos.

Embora não fosse ignorado o efeito da pandemia sobre a força de trabalho e sobre o comércio internacional, afectados por rupturas nas cadeias de fornecimento, também se registraram rachaduras na eficiência metalúrgica e outros problemas, tais como dificuldades operacionais na extracção de minério e limitações técnicas dos fornos.

Valdés Menéndez salientou a necessidade de fazer maior uso da ciência e inovação na indústria, centros de pesquisa e universidades, com os jovens desempenhando um papel de liderança, a fim de eliminar as deficiências nos processos de fabricação.

Fonte: Granma

Fevereiro, 2022