Skip to content Skip to footer

A campanha de vacinação das crianças permitiu-nos ficar à frente da vaga Omicron

Mais de cinco milhões de doses de Soberana foram administradas em Cuba e a cobertura em crianças entre os dois e os 18 anos de idade é de 96,6%

 

Em Cuba, 1,8 milhão (1.874.565) de crianças entre os dois e os 18 anos de idade foram totalmente vacinadas contra a Covid-19, o que tornou possível que o país não tivesse registado mortes ou casos graves ou críticos nesta faixa etária, na sequência da campanha nacional, a primeira do género no mundo a combater esta doença.

A Dr.ª Maria Eugenia Toledo Romaní, principal pesquisadora da Soberana 02, destacou a decisão tomada pelo país, muito cedo, em vacinar as crianças e adolescentes, o que permitiu ‘a antecipação à vaga da variante Omicron.

Como resultado, hoje Cuba tem muito menos casos pediátricos da Covid-19 em comparação com outros países do mundo.

A médica do Instituto Pedro Kourí (IPK) disse que mais de cinco milhões de doses de Soberana foram administradas e que a cobertura em crianças entre os dois e os 18 anos de idade é de 96,6%.

Salientou ainda que o facto de Cuba ter tido a vontade política de não iniciar o ano escolar até ter uma elevada cobertura de crianças vacinadas é algo que marca a alegria das crianças mais pequenas.

O pesquisador advertiu que as medidas sanitárias devem ser continuadas e que os cuidados aos mais vulneráveis devem ser garantidos, e que o trabalho dos cuidados primários, a admissão no domicílio e a campanha de reforço da vacinação devem continuar a ser reforçados.

Fonte: Granma

Fevereiro, 2022

Leave a comment