Skip to content Skip to footer

Mais de um milhão de crianças cubanas vacinadas com duas doses de Soberana 02 contra a Covid

Como parte da maciça campanha de vacinação anti-Covid-19 nas idades pediátricas — que começou no país em Setembro e a primeira do tipo no mundo contra a doença — mais de um milhão de crianças e adolescentes cubanos entre dois e 18 anos receberam duas doses da Soberana 02, com alto nível de segurança comprovado.

 

Essa campanha de imunização teve início depois do Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed) aprovasse o uso emergencial da Soberana 02 nessa faixa etária.

Durante o mês de Setembro, a primeira dose foi administrada à maioria da população pediátrica vacinada, enquanto em Outubro foi dada continuidade à segunda injecção de um esquema que inclui duas doses de Soberana 02 mais um terço de Soberana Plus, que deve culminar em Novembro.

Os menores alérgicos ao tiomersal também receberam as doses do Soberana 02 sem esse composto.

Da mesma forma, foi desenvolvido o teste clínico Soberana Plus Pediatría, com 520 crianças e adolescentes convalescentes das províncias de Havana e Cienfuegos, e cujos resultados devem estar prontos em Novembro próximo, informaram seus principais pesquisadores.

Entretanto, o ministro da Saúde Pública, Dr. José Angel Portal Miranda, e o presidente da BioCubaFarma, Dr. Eduardo Martínez Díaz, anunciaram recentemente que está a ser efectuado um estudo clínico em crianças com menos de dois anos de idade.

O Dr. Vicente Vérez Bencomo, director geral do Instituto Finlay de Vacinas (IFV), destacou numa Mesa Redonda, na televisão, que os testes clínicos em crianças têm sido excelentes, demonstrando que apenas com duas doses de Soberana 02 este grupo tem uma resposta superior à dos adultos.

Referindo-se ao uso de vacinas Soberana em bebés, afirmou que «projectamos uma vacina para crianças com base numa plataforma bem conhecida e segura que indicava que funcionava muito bem, e depois tentamos extrapolá-la para os adultos, mas em todo momento era para as crianças».

Autor: Redação Nacional | informacion@granma.cu

Outubro ,2021

 

Leave a comment