Haiti na raiz do cubano

Para comemorar o Dia do Haitiano em Cuba, realizou-se no passado dia 24 de Setembro, em Guantánamo o 4º Colóquio Emílio Bárcenas Pier, dedicado aos 95 anos de nascimento do mártir, descendente de haitianos e integrante do Exército Rebelde, no qual conquistou o apelido de O Colosso de Ébano, do general-de-exército Raúl Castro Ruz

Foto: Internet

Mais de 40 trabalhos foram apresentados no colóquio sobre costumes, música, danças e práticas religiosas do referido povo caribenho, também conhecemos personalidades que beberam da seiva da cultura haitiana e luthiers que se dedicam a confeccionar instrumentos típicos daquela região; o encontro também ajudou a desconstruir mitos e estigmas sobre essa questão.

O iniciativa promovida pela Associação de Haitianos e Descendentes de Cuba faz parte de uma jornada de comemorações que aconteceu no ciberespaço, a partir de 21 de Setembro, com exposições teóricas e artísticas, que também teve

como convidado a embaixadora do Haiti na Ilha maior das Antilhas, Sua Excelência a Sra. Regine Lamur.

Fonte: Granma

Setembro, 2021